Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

10 Anos - Projetos Sociais

Orquestras formadas por jovens locais que participam de eventos

A Grande Música

No AR em 08/09/2013 - 07:30

A Grande Musica - Orquestra da Grota do Surucucu

Esta semana, A Grande Música reapresenta o trabalho de projetos sociais que lidam com música de concerto.

A Orquestra da Grota do Surucucu reúne jovens de Niterói. O projeto contribuiu para promover dois músicos da comunidade. Os violinistas Wagner Caldas e Walter Caldas são filhos de um luthier da cidade, que também aprendeu construir violinos em um projeto social: a oficina de Guido Pascoli, em Quintino. Hoje, seus filhos estão se aperfeiçoando nos Estados Unidos. Os solistas abrem o programa:

Vivaldi - Concerto para dois violinos e cordas, op. 3, nº 8 - Solistas.: Wagner Caldas, Walter Caldas (violinos); Orquestra de cordas da Grota do Surucucu, regente: Nayran Pessanha. Mahle - Viajando pelo Brasil- Orquestra de cordas da Grota do Surucucu, regente: Nayran Pessanha.

 


A Grande Musica - Orquestra de cordas de Volta Redonda

Um dos projetos sociais mais consistentes do Rio de Janeiro é Do aço ao clássico. Trabalha com a musicalização dos alunos das escolas públicas da periferia de Volta Redonda. Aliás, de suas estantes saíram músicos para outros projetos sociais. A agenda da orquestra vai além da cidade de origem. A carreira de Sarah Higino, sua regente, está diretamente comprometida com este projeto de cidadania pela música: Britten - Simple Symphony - Orquestra de cordas de Volta Redonda, regente: Sarah Higino. Vivaldi - Concerto para duas flautas e orquestra - solistas: Flávia Coelho Rocha, Rômulo J. B. da Silva (flautas); Orquestra de cordas de Volta Redonda, regente: Sarah Higino.

A Grande Musica - Orquestra Sinfonica de Barra Mansa

Outro exemplo de projeto bem sucedido no estado do Rio fica em Barra Mansa. A orquestra, formada por jovens locais, conta com o apoio de músicos de ponta e também participa de eventos internacionais. Um exemplo é o concerto com o regente convidado Alastair Willis, dos Estados Unidos. Na tela:

Villa-Lobos - Bachianas Brasileiras nº 4 - Orquestra sinfônica de Barra Mansa, regente convidado: Alastair Willis.

 

 

 




Direção geral, apresentação e roteiro: José Schiller
Direção e edição: Gustavo Borjalo
Produção-executiva: Cristina Maluhy

 

 

Criado em 15/09/2011 - 19:15 e atualizado em 16/09/2013 - 14:53

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí