Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Grupo de Percussão da Unicamp

Percussão exerceu forte influência na música de concerto do século XX

A Grande Música

No AR em 12/01/2013 - 06:30

GRUPUA força dos ritmos populares influenciou toda a música do séc. XX. Muitos compositores se dedicaram a pesquisas e buscaram inspiração nessas manifestações.
Um dos aspectos onde a influência merece destaque é o da percussão. Foi a seção que mais aumentou na orquestra. A música brasileira é uma das que contribuiu para esse incremento. Esta edição de A Grande Música mostra percussionistas de primeira linha na música de concerto.
 
Aos poucos, um repertório é criado e o público se mostra mais aberto às novas obras de percussão do que para formações tradicionais. Ainda não existem "obras obrigatórias", como no piano, conjuntos e orquestras. Com esta proposta de desenvolver um repertório próprio, foi criado o Grupo de Percussão da Unicamp (GRUPU), dirigido por Fernando Hashimoto. A Grande Música registrou um concerto em Rio das Ostras exclusivamente com obras brasileiras:

F. Hashimoto – Abertura - GRUPU; direção: Fernando Hashimoto
M. FicarelliTempestade Óssea - GRUPU; direção: Fernando Hashimoto

Até o visual do palco e os instrumentos variados despertam a curiosidade do público. E a diversidade de timbres e sonoridades mantém o interesse da plateia. Em um momento, a percussão atua à frente da orquestra. Um concerto para tímpanos, aqui em versão transcrita para um conjunto de percussão, faz as vezes da orquestra. Ney Rosauro, o compositor, é uma das maiores referências internacionais como percussionista e compositor:

N. Rosauro - Concerto para Tímpanos e Orquestra - GRUPU; direção: Fernando Hashimoto

Historicamente, toda formação conta com transcrições de partituras para seus instrumentos. Adaptar obras e perceber que uma peça tem potencial para soar bem em conjuntos diferentes é um desafio. Este episódio traz um quarteto de cordas de Carlos Gomes. A vivacidade rítmica e a construção musical levaram Fernando Hashimoto a fazer a transcrição. Em seguida, o encontro de Ney Rosauro com os Mitos Brasileiros:

A. Carlos Gomes - Burrico de Pau - GRUPU; direção: Fernando Hashimoto
N. Rosauro - Mitos Brasileiros (Curupira, Iara, Saci Pererê, Uirapurú e Mula sem Cabeça) - GRUPU; direção: Fernando Hashimoto
 
 
 




Direção-geral, roteiro e apresentação: José Schiller
Direção e edição: Gustavo Borjalo
Produção-executiva: Cristina Maluhy

Criado em 28/12/2012 - 14:45 e atualizado em 28/12/2012 - 14:45

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí