Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Jovens músicos

O aumento do número de jovens no cenário musical favorece a retomada

A Grande Música

No AR em 27/05/2012 - 06:30

A pianista Marina SpoladoreQuanto mais se estuda e se faz música, aumentam as chances de se formarem conjuntos, solistas e orquestras de excelência. Atualmente, uma quantidade cada vez maior de pessoas estão nas ruas com seus instrumentos. Além da música popular, conjuntos e orquestras se formam em igrejas, movimentos sociais e outras iniciativas, que se juntam às formadas nas escolas e faculdades de música.

Este cenário favoreceu a retomada de eventos que estimulam novos músicos, como as versões atuais dos concursos para jovens. Uma das versões que vem se mantendo no calendário é o Jovens Músicos - Música no Museu. Um dos semifinalistas do primeiro concurso foi o violinista André Araújo de Souza.

O Concurso Jovens Músicos - Música no Museu é aberto e classificou semifinalistas de diversos instrumentos, inclusive os que não fazem parte da formação das orquestras, como o violonista Fábio Rodrigo de Lima, que teve grande destaque e mereceu a classificação.

Entre os semifinalistas, respeitado o limite de idade, vários acumularam premiações este ano. São músicos que estão agora no mercado, colocados em orquestras e atividades profissionais regulares, como é o caso do clarinetista Márcio Miguel da Costa, que se apresentou com a pianista Priscila Bonfim.

Marina Spoladore, que também foi premiada pela Rádio MEC, foi mais uma vencedora do Concurso Jovens Músicos - Música no Museu. Esta classificação lhe valeu o concerto comemorativo no Itamaraty, no Rio de Janeiro. N. Paganini – Caprice 24, André Araújo de Souza, violino; F. Kleinjans – L'Aube du Dernier Jour, Fábio Rodrigo de Lima, violão; J. Françaix – Tema e Variações para Clarineta e Piano, Márcio Miguel da Costa, clarineta e Priscila Bonfim, piano; F. Lizst – Balada Nº 2, Marina Spoladore, piano.

O Encontro Internacional de Violoncelos sempre manteve em sua agenda a participação de jovens. Oferecendo bolsas a estudantes para aulas e a prática de conjunto, o encontro estimula a participação de movimentos sociais e abre espaço para novos talentos se apresentarem, muitas vezes como solistas. Gabriel Panny é um destes exemplos. Brasileiro, radicado nos Estados Unidos, foi o solista convidado frente à Orquestra Petrobras Sinfônica com o Maestro Isaac Karabtchevsky. G. Fauré – Elegia para Violoncelo e Orquestra em mi menor, Op. 85, Gabriel Panny, violoncelo e OPES, regência Isaac Karabtchevsky.

Para encerrar, o programa apresenta o bis que Marina Spoladore mostrou no Palácio do Itamaraty. H. Villa Lobos – O Polichinelo, Marina Spoladore, piano.




Direção geral, apresentação e roteiro: José Schiller

Direção e edição: Gustavo Borjalo

Produção-executiva: Cristina Maluhy

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 16/05/2012 - 15:08 e atualizado em 16/05/2012 - 15:08

Últimas

O que vem por aí