Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Agro Nacional traz soluções para a agricultura familiar

Confira receita de arroz com plantas alimentícias não convencionais

Agro Nacional

No AR em 09/06/2019 - 06:00

O Agro Nacional desta semana traz boas práticas para pequenos agricultores familiares e uma receita de arroz com plantas alimentícias não convencionais.

No primeiro bloco, conversamos com o especialista Névio Guimarães, da Empresa de Assistência Técnica Rural (Emater-DF). Ele passa orientações para aumentar a produção de verduras e legumes, reduzindo custos e o uso de agrotóxicos. Guimarães também fala sobre a criação de animais. E estimula que aves sejam soltas no pasto. "A galinha hoje, o frango, com acesso ao pasto, usa menos ração e come mais itens saudáveis, como gramíneas e insetos", revela. O especialista ainda dá dicas para preparar ração de animais em casa, com alimentos da propriedade. 

Outro destaque é a receita de arroz nutritivo feito com plantas alimentícias não convencionais, as pancs. A sugestão é da cozinheira e educadora alimentar Simone Gomes, de São Paulo. Ela resgata alimentos pouco conhecidos, mas que estão sendo recuperados por seu alto valor nutritivo. É o caso da vinagreira, da bertalha coração e da Major Gomes. Conhece? Separe papel e caneta para anotar!

Simone Gomes apresenta pancs encontradas em hortas comunitárias
Simone Gomes apresenta pancs encontradas em hortas comunitárias - Reprodução/TV Brasil

Ainda nesta edição, a apresentadora Tâmara Freire dá um pulo na cidade de Seropédica, na Baixada Fluminense, para conhecer a Fazendinha Agroecológica da Embrapa. O espaço une ensino, pesquisa com a prática ecológica. 

Fazendinha da Embrapa incentiva produção de orgânicos
Fazendinha da Embrapa incentiva produção de orgânicos - Divulgação/TV Brasil

O Agro Nacional é o mundo do campo na tela da TV Brasil!

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 07/06/2019 - 14:55

Últimas

O que vem por aí