Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pseudônimos: sujeito oculto

Os cantos de João Bosco e a arte de Rodrigo Pederneiras garantem o

Almanaque Brasil

No AR em 03/08/2012 - 23:00

 

 

 


Almanaque Brasil - João Bosco

Sob o comando de Lucianna Mello e Robson Nunes, o Almanaque Brasil de sexta (30), às 20h, vai desvendar mistérios divertidos da literatura brasileira. Você conhece Suzana Flag, King Shelter, Barão de Itararé e o Inimigo dos Marotos? Não? Pois vai descobrir no quadro Coisas Nossas.

O programa mostra que escritores como Nelson Rodrigues, Machado de Assis e Olavo Bilac usavam os pseudônimos mais inusitados para fugir da censura ou se aventurar por outros gêneros literários. E também, no caso de Dom Pedro I, para achincalhar os desafetos.


Num Papo Cabeça dançante, o premiado coreógrafo Rodrigo Pederneiras, do Grupo Corpo, fala sobre a trajetória do grupo e explica como uma companhia tão celebrada e famosa internacionalmente pode manter, ao mesmo tempo, a mineirice e a brasilidade.


João Bosco traz suas levadas antológicas e requintadas invenções musicais para o Cantos do Brasil. E confessa: "Pra mim, partitura só serve para sentar em cima", avalia.


 

 


Almanaque Brasil - Rodrigo Pederneiras

Os truques para lidar com a mandioca brava são o tema do saboroso Ciência Doméstica. No Como é que se Faz?, é hora de ver as técnicas para fazer passarinhos que só faltam piar. E no Você Sabia?, um artista brasileiro que se diz cidadão honorário de Marte e descreve o planeta em detalhes.

No Ilustres Brasileiros, um pouco da vida do talentoso escritor e matemático Malba Tahan, o viajante das arábias que nunca saiu do ocidente. O programa ainda tirou do baú o ritmo quente da lambada e muita gente não resistiu a mostrar uns passinhos para a câmera nada discreta.


Para completar, chega Almanaquias, trazendo trava-línguas, origem da expressão e aplicando na população o infalível medidor de brasilidade, o Brasiliômetro. Só no Almanaque Brasil, claro!


Apresentação: Luciana Melo e Robson Nunes


Horário: 20h

 





Criado em 30/09/2011 - 20:21 e atualizado em 27/07/2012 - 12:35

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí