Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O poder da castanha

Fruto altamente nutritivo é fonte de renda para comunidades rurais

Amazônia Legal

No AR em 11/10/2019 - 00:00

Abundantes na natureza, a castanha-do-Brasil ou castanha-do-pará, como também é conhecida, tornou-se um dos principais produtos da Amazônia no mercado interno e no exterior.

Das sementes, obtêm-se as amêndoas, ricas em proteínas e selênio, e também o óleo, que é utilizado tanto na fabricação de produtos comestíveis quanto em cosméticos.

A castanha-do-Brasil é parte da cultura das populações tradicionais da Amazônia. O fruto é fonte de alimentação e renda
A castanha-do-Brasil é parte da cultura das populações tradicionais da Amazônia. O fruto é fonte de alimentação e renda - Amazônia Vídeo Produções

O beneficiamento e a comercialização da castanha têm sido responsável por gerar renda e melhor condição de vida ao povo da floresta, como mostra o Amazônia Legal. Cooperativa de produtores extrativistas apostam no fruto como alternativa para manter a floresta em pé, ou seja, para não precisar extrair e vender madeira, como forma de se sustentar e de sobreviver. Produzida em larga escala no Acre, a castanha-do-Brasil é protagonista da melhoria da qualidade de vida dos seringueiros, em uma região cuja história é marcada pelo conflito entre agroextrativistas e latifundiários pela posse da terra. 

Resultado da luta social e ambiental, o arranjo produtivo da castanha indica que a gestão transparente e compartilhada é um dos caminhos para atender  quem depende da floresta e deseja preservá-la.

Descubra!

Antônio Bento de Oliveira mostra fruto da castanheira colhido na reserva legal comunitária do assentamento Vale do Amanhecer
Antônio Bento de Oliveira mostra fruto da castanheira colhido na reserva legal comunitária do assentamento Vale do Amanhecer - Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Criado em 07/10/2019 - 13:35

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí