Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Em terras indígenas

Bruce Parry explora segunda maior área indígena do Brasil e convive

Amazônia com Bruce Parry

No AR em 11/10/2012 - 01:00

Bruce Parry começa a explorar Amazônia brasileiraO terceiro episódio de Amazônia com Bruce Parry mostra uma das maiores reservas indígenas do Brasil. Em sua expedição, o pesquisador Bruce Parry chega ao extremo-oeste do estado do Amazonas. A jornada o leva ao Vale do Javari, a segunda maior terra indígena do país. De acordo com a Funai, o vale abrigaria também a mais importante concentração de tribos isoladas na Amazônia e no mundo.

De barco e canoa, o apresentador e sua equipe partem à procura da tribo Marubo que, reza lenda, tem o xamã mais poderoso de toda a região. A nação Marubo fez seu primeiro contato com o mundo moderno há um século. Seus membros são descendentes de diferentes grupos indígenas que fugiram da escravidão advinda com o ciclo da borracha no final do século XIX. Hoje, a tribo se orgulha da força de sua cultura mestiça e de sua capacidade de resistência à influência da civilização moderna.

No caminho para a aldeia Marubo, Bruce Parry encontra velhos amigos da tribo Matis que o acolheram dois anos antes, durante a produção da série Tribos, também para a BBC. Bruce descobre que a comunidade está enfraquecida com o surgimento de vários casos de hepatite. Com apenas 262 representantes, eles amargam também a perda de seus xamãs, guardiões de sua cultura e de sua identidade.

Explorador sai à procura de xamã da tribo MaruboEm forte contraste com as dificuldades que enfrentam os Matis, a tribo Marubo vive um momento de plenitude cultural. Durante uma semana, Bruce é convidado a participar de um ciclo intenso de cerimônias e fazer prova de determinação em rituais iniciáticos que testam a coragem dos seus participantes.

O apresentador segue viagem e, ao sair da reserva, encontra um grupo de lenhadores embrenhados na floresta. O encontro parece oferecer uma oportunidade única de mostrar o lado humano da exploração madeireira e entender, sem prejulgar, como vivem e quem são os chamados "inimigos da floresta".





Criado em 02/10/2012 - 09:55 e atualizado em 02/10/2012 - 11:45

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí