Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Uma Odisséia na Amazônia

Estreia série da BBC que percorre o rio Amazonas da sua nascente nos

Amazônia com Bruce Parry

No AR em 25/08/2011 - 02:00

Na Amazônia com Bruce Parry. Convívio com a tribo Ashaninka no Peru

A TV Brasil começa a exibir na quarta-feira, 24 de agosto, às 23h, Amazônia com Bruce Parry, uma produção da BBC de Londres, inédita na TV aberta brasileira.

Dividida em seis episódios, a série traz uma jornada de nove meses pelo Rio Amazonas, o maior do mundo com mais de 6.000 km de extensão. A viagem começa nos Andes peruanos, onde o gigante nasce riacho de água gélida por entre as montanhas. O explorador e ex-oficial da Marinha Britânica Bruce Parry segue em meio à floresta amazônica e conclui sua jornada no movimentado porto de Belém, onde o Amazonas, finalmente, desemboca no oceano atlântico.

Por mais de 10.000 km, seja a pé, de ultra-leve ou simples bote, Bruce Parry parte em busca dos povos que vivem e trabalham na floresta amazônica, santuário da maior biodiversidade do planeta e palco de permanentes guerras ambientais.

Famoso pelas suas imersões radicais no cotidiano de tribos do mundo inteiro no seriado Tribe, também produzido pela BBC e já exibido com exclusividade pela TV Brasil, Bruce repete sua experiência na Amazônia. Sem concessões, adota costumes, participa de rituais iniciáticos, experimenta agruras e alegrias dos povos que visita.

Além de mergulhar na vida das tribos que encontra pelo caminho, Bruce Parry convive com plantadores de coca, lenhadores e garimpeiros clandestinos, barões do gado e agricultores de soja para entender o impacto destas atividades na vida da floresta. Também encontra ativistas que sacrificam suas vidas para proteger a floresta e cientistas que procuram por novas plantas medicinais.

Amazônia com Bruce Parry propõe um retrato contemporâneo da Floresta Amazônica, do rio, sua paisagem e seus povos sem cair na armadilha de maniqueismos fáceis. Com fotografia espetacular, capta a realidade viva, as contradições e ambiguidades dessa região fundamental para o equilíbrio ambiental do planeta.

A série, vencedora do Bafta TV Awards de 2009 na categoria de melhor série documental é uma coprodução da Indus Films/Endeavour Productions para a BBC e o Discovery Channel.

Na Amazônia com Bruce Parry: Criadores de Lhamas nos Andes peruanos

Primeiro Episódio

Bruce Parry começa sua odisséia no Peru, a partir da nascente do rio Amazonas, no alto dos Andes. O explorador é adotado por uma família de fazendeiros com quem aprende a criar lhamas, pescar e sobreviver em condições adversas, a uma altitude de mais de 5000 metros.

A jornada continua pelas margens do rio em busca da tribo dos Ashaninkas, povo guerreiro que desde a época do Império Inca vive em permanente conflito com os invasores de suas terras. Sua história no século XX foi marcada por milhares de mortes no conflito que opunha forças governamentais e guerrilheiros do Sendeiro Luminoso, conhecido pela sua brutalidade.

Na Amazônia com Bruce Parry: comando anti-narcotrafico peruano

Essa viagem leva Bruce Parry até o perigoso vale de Apurimac, onde se concentra a produção de cocaína do Peru. É uma terra sem lei onde, por migalhas, uma mão de obra embrutecida pelas condições precárias de vida produz toneladas de cocaína por ano.

O seu contato com os índios Ashaninkas revela que a tribo está em guerra constante com o narcotráfico que destrói suas florestas e seus rios.




Criado em 24/08/2011 - 12:08 e atualizado em 24/08/2011 - 12:08

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí