Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Projeto Jarí

Quarto e último capítulo da série AmazôniAdentro retrata o fracasso do

AmazôniAdentro

No AR em 24/07/2015 - 04:30

A Cachoeira de Santo AntônioNa quinta-feira (21/03), à meia-noite, a TV Brasil exibe o quarto e último capítulo da série AmazôniAdentro, do jornalista e diretor Edilson Martins. Esse episódio vai abordar o polêmico Projeto Jari, um dos mais relevantes da ocupação da Amazônia nos anos 1960. Um grande empresário americano, Daniel Ludwig, com o apoio e a segurança do governo militar, adquire dois milhões e 500 mil hectares de matas primárias, na divisa do Pará com o Amapá. Ele assusta o país, principalmente a esquerda brasileira, destrói a flora e fauna para plantar eucaliptos. Importa, diretamente do Japão, via marítima, uma fábrica de celulose.

O projeto fracassa, entre outras razões, porque não conseguiu construir uma hidrelétrica no Rio Jari, num dos pontos mais belos de toda a Amazônia. Há hoje, novamente, um projeto para transformar essas cataratas em hidrelétrica.

O estado do Amapá, onde se encontra parte do Projeto Jarí, exibe uma das mais curiosas biodiversidades de toda a região. Rios caudalosos e de águas claras, serras belíssimas, grandes lagos, uma grande região de cerrado, pantanal exuberante, costa banhada pelo mar e a outra pelo rio Amazonas.

Afora essa surpreendente biodiversidade, há uma presença humana marcada por diferentes formações étnicas; índios, aculturados ou em processo, negros, mestiços, e principalmente maranhenses e paraenses, todos em busca de oportunidades, numa região praticamente fora do mapa brasileiro.

Coprodução: Bossa Produções e TV Brasil
Apresentação e Direção: Edilson Martins

 




Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.

Criado em 01/03/2012 - 05:00 e atualizado em 12/03/2013 - 15:30

Ultimas

O que vem por aí