Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Companhia Lume: o teatro como a arte do encontro

Antenize

No AR em 29/06/2019 - 21:30

O Antenize recebe nesta edição o ator, palhaço e diretor Ricardo Puccetti, da companhia teatral Lume. O coletivo, formado por sete atores, prima pelo redimensionamento técnico e ético do ofício de ator e se compõe num espaço de multiplicidade de visões que refletem as diferenças, impulsos e sonhos de cada integrante. Ao longo de quase 30 anos, tornou-se conhecido em mais de 26 países, tendo atravessado quatro continentes, desenvolvendo parcerias com mestres da cena artística mundial. Lume criou mais de 20 espetáculos e mantém 14 em repertório, com os quais atinge públicos diversos de maneiras não-convencionais. Com sede em Barão Geraldo, distrito de Campinas (SP), o grupo difunde sua arte e metodologia por meio de oficinas, demonstrações técnicas, intercâmbios de trabalho, trocas culturais, assessorias, reflexões teóricas e projetos itinerantes, os quais celebram o teatro como a arte do encontro.

Entre as atividades atualmente realizadas na sede do coletivo estão a realização de mostras de espetáculos, workshops e seminários de capacitação prolongados; intercâmbios culturais com a comunidade e demonstrações de processos de trabalho. O espaço físico adequado possibilitou ao Lume criar uma biblioteca e videoteca para uso de pesquisadores e interessados, criação de novos espetáculos, recepção de artistas-pesquisadores e divulgação do trabalho em diversas mídias.

Karina Cardoso entrevista o ator, palhaço e diretor Ricardo Puccetti, da companhia teatral Lume
Karina Cardoso entrevista o ator, palhaço e diretor Ricardo Puccetti, da companhia teatral Lume - Divulgação/TV Brasil

Confira nos quadros dessa edição: 

Garimpando: Guilherme Strozi destaca o canal no Youtube da Paloma Cipriano. A mineira nunca imaginou que seu vídeo mostrando como fazer pequenas obras e reparos dentro de casa poderiam dar tanta audiência. Passados quatro anos desde que postou o primeiro vídeo, ela ajuda, semanalmente, desde a consertar uma pia ou o ralo da cozinha, até quem quer de fato reformar a casa com as próprias mãos. Apesar de ter que lidar com comentários machistas nas redes, a youtuber já atingiu a marca de mais de 650 mil seguidores em seu canal. Outra dica do quadro é uma das maiores redes de divulgação científica do país: o projeto “Science Vlogs Brasil”, que reúne 48 canais sobre ciência no Youtube. A proposta é fazer um contraponto “à onda de fake news e pseudociência” que existe na web, segundo os organizadores. Para participar da rede, os interessados precisam ter um canal no Youtube e passar por um processo seletivo formado por especialistas e pela própria comunidade de canais parceiros. Ao final, o canal recebe o selo de qualidade “Science Vlogs Brasil”.

In Loco: Karina Cardoso sai do estúdio para conhecer a exposição “Elas – Beleza, Dramas e Mitos”, do fotógrafo Sérgio Costa Vincent. As fotografias são inspiradas em retratos femininos famosos feitos por grandes artistas ao longo da história, como Leonardo da Vinci e Frida Khalo, e usam sujeitos masculinos para a releitura fotográfica.

Respiro Cultural: Conheça o diretor teatral Rafael Gomes. Ele se formou em Cinema pela FAAP-SP e despontou para o sucesso apresentando para o grande público toda a grandeza de Maria Alice Vergueiro no vídeo viral “Tapa na Pantera”, em 2007. Já em “Música Para Cortar os Pulsos” (2010), “Cambaio [a seco]” (2012) e “O Convidado Surpresa” (2014), o diretor traz Mayara Constantino. Em “Gotas D’Água Sobre Pedras Escaldantes”, escala Gilda Nomacce para uma participação impactante, e em “Um Bonde Chamado Desejo” escolhe Maria Luisa Mendonça para dar vida a uma espetacular "Blanche Dubois".

Olá Brasil: Conheça o trabalho do rapper Caetano Marques, do Distrito Federal, que está lançando seu primeiro videoclipe, “Podium”. 

Streamando: Videoclipe “Piracema”, da banda paulistana Abacaxepa.

Tags:  lume teatro

Criado em 25/06/2019 - 16:20

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí