Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cineasta Sylvio Back fala sobre Graciliano Ramos

Diretor está lançando documentário sobre o escritor que também é tema

Arte do Artista

No AR em 03/07/2013 - 02:00

O experiente diretor Sylvio Back fala sobre a obra de Graciliano RamosO Arte do Artista desta semana celebra o casamento entre a literatura e o cinema no Brasil. Para falar sobre o assunto nada melhor do que lembrar do escritor Graciliano Ramos, que foi idolatrado pela geração de cineastas do Cinema Novo e teve dois de seus livros, "Vidas Secas" e "São Bernardo", transformados em clássicos da sétima arte, adaptados para as telas, respectivamente, por Nelson Pereira dos Santos e Leon Hirszman.

Na semana em que a Festa Literária de Paraty (Flip) é dedicada à memória de Graciliano, o programa pega carona na homenagem e conversa com o cineasta Sylvio Back, que está lançando o documentário "O Universo Graciliano". O diretor aborda a relação entre cinema e literatura, além de comentar sua nova produção. "Gosto do cinema falado, de dar tempo para escutar o outro. Meu filme é uma conversa sobre Graciliano. Hoje em dia está rolando uma banalização, um exagero no uso das imagens, e eu quis dar tempo para uma boa conversa", conta Sylvio.

Além de falar sobre o filme, o entrevistado recorda outras obras realizadas, como "Guerra dos Pelados e Contestado - Restos Mortais", no qual recorreu ao inédito expediente de entrevistar médiuns que recebem espíritos de mortos na guerra. E a literatura também entra na pauta do bate-papo, já que o cineasta, numa faceta menos conhecida da sua trajetória profissional, já publicou livros de poesia erótica.




Coordenação Web: Daniel Roviriego
Produção e Criação Web: Carolina Spork e Júlia da Matta

Criado em 24/06/2013 - 13:11 e atualizado em 28/09/2016 - 19:46

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí