Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Aula de direção teatral com Luiz Carlos Maciel


Na década de 1960, o escritor, diretor e filósofo Luiz Carlos Maciel ganhou uma bolsa da Fundação Rockefeller para fazer um curso de Direção Teatral no Carnegie Institute of Technology, em Pittsburgh nos Estados Undios. O escritor divide com Aderbal Freire Filho o que aprendeu durante as aulas.

Segundo Maciel, eram ensinados os fundamentos básicos da direção teatral propostos pelo autor Alexander Dean.

O primeiro é composition, ou composição da cena na tradução feita por Maciel. Este fundamento procura discutir a posição das personagens no palco para dar ênfase aos elementos mais importantes para a cena em questão.

Já o picturization, lembra que a composição da cena deve contar uma história através das expressões corporais e relações entre as personagens.

O terceiro fundamento é movement, ou movimento. Leva em consideração os tipos, direção e força, como, por exemplo, quando um ator levanta em cena, ou deita, ou vai para o fundo do palco.

“Um movimento da esquerda para a direita é um movimento forte, pois a tendência do olho humano é esta devido ao vício da leitura”, explica Maciel.

Rhythm, ou ritmo, é o quarto fundamento, que define o poder de atração e emoção da peça teatral em relação ao seu público. Leva em consideração como o diretor deve controlar os andamentos das cenas para compor o ritmo do espetáculo.

O quinto e último é pantomimic dramatization. O objetivo deste fundamento é transmitir a história do espetáculo sem depender das palavras, através apenas do comportamento dos atores em cena.

Maciel ainda destaca que durante o curso, os estudantes eram incentivados a analisar outros tipos de arte, como pintura e balé, para se inspirar e entender melhor os fundamentos da direção teatral.

Tenha uma aula de direção, dramaturgia e filosofia com o professor Luiz Carlos Maciel no Arte do Artista do dia 28 de setembro. Na madrugada de segunda para terça à meia-noite.

Assista também: A censura ao jornal A Flor do Mal durante a ditadura militar




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 24/09/2015 - 16:08 e atualizado em 24/09/2015 - 16:08

Últimas

O que vem por aí