Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Lua Europa, uma das luas de Júpiter

Uma bola deslumbrante de gelo gravada com estranhas rachaduras

As Maravilhas do Sistema Solar

No AR em 18/08/2011 - 02:00


Wonders of the Solar System

Em As Maravilhas do Sistema Solar, nesta quarta (17), às 23h, o professor Brian Cox desce até o fundo do Pacífico em um submarino, para testemunhar as extraordinárias formas de vida que sobrevivem em suas geladas e escuras águas.

Toda a vida na Terra precisa de água. Assim, a busca por extraterrestres no sistema solar vem acompanhada pela busca por água. Pairando acima do excepcional Scablands, dos Estados Unidos, Brian descobre como a mesma paisagem foi encontrada em Marte. E foi tudo esculpido num piscar de olhos geológicos por uma inundação monumental.


Equipado com uma máscara de gás, Brian entra em uma caverna no México, onde as bactérias respiram o gás tóxico e ácido concentrado de vazamento. Contudo, os parentes dessas criaturas poderiam estar sobrevivendo em cavernas recém-descobertas em Marte.


Mas, a sexta maravilha de Brian não é um planeta. A Lua Europa, de Júpiter, é uma bola deslumbrante de gelo gravada com estranhas rachaduras. Os padrões no gelo revelam que, muito abaixo, existe um oceano potencialmente mais doador de vida na água do que todos os oceanos da Terra.


De todas as maravilhas do sistema solar forjadas pelas leis da natureza, há uma que sobressai. No último episódio desta série, Brian revela a maior maravilha de todas.


Classificação: 16 anos




Criado em 17/08/2011 - 17:21 e atualizado em 17/08/2011 - 17:21

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí