Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Atividades físicas inclusivas são o tema do Programa Especial

Os benefícios do esporte para inclusão de crianças com deficiência

O Programa Especial visita duas escolas públicas para mostrar os benefícios das atividades físicas inclusivas. A ideia é destacar a contribuição da prática esportiva lúdica para a inclusão de crianças com deficiência.

A equipe da atração entrevista professores e alunos das instituições de ensino. O responsável pelo Instituto Rodrigo Mendes fala sobre a importância do projeto Portas Abertas. A reportagem vai ao ar neste sábado (16), excepcionalmente às 12h30, na TV Brasil.

Antonio Carlos Fernandes, professor de Educação Física do colégio Floriano Peixoto, destaca a contribuição de práticas como o slackline e do handebol sentado para os estudantes. O educador comenta os benefícios dessas modalidades.

"Uso essas atividades como ferramentas e instrumentos de educação. A educação fisica é fundamental porque lida com um fator que é a alegria, a vontade da criança participar. E isso facilita muito a aprendizagem, a autoestima e o gostar de estar na escola. Isso tudo facilita o processo geral de educação", afirma o professor.

De acordo com o entrevistado, é necessário respeitar as diferenças e promover a inclusão no ensino. "Isso é pensar em escola inclusiva no século XXI. Tenho que respeitar a diferença do próximo e ele deve respeitar a minha diferença. Quando eu aprendo a lidar com o outros, eu ganho e ele também", conclui.

Mestre em Gestão da Diversidade Humana, Rodrigo Mendes é tetraplégico e responsável pelo instituto que leva seu nome. "A grande conquista é ver todo mundo ali junto nas atividades, se desenvolvendo, e quebrando esse estereótipo de que certas pessoas não vão conseguir participar", avalia.

O Programa Especial mostra como nessas atividades existe um processo de cooperação em que as crianças se ajudam. Rodrigo explica quais são os objetivos do projeto Portas Abertas e como a inclusão através da Educação Física é importante para as pessoas que têm deficiência.

"Portas Abertas é um projeto que está na área de formação. A nossa visão é de que a Educação Física pode ser pensada de uma forma diferente na escola. A premissa? Qualquer estudante pode participar e deve ter essa chance", sugere.

Rodrigo Mendes conclui o raciocínio ao refletir sobre as práticas esportivas para crianças nas instituições de ensino. "No fundo, são mudanças nos tempos, na dinâmica das atividades, que fazem com que essa questão da regra seja mais flexível", pondera o especialista.

Serviço
Programa Especial – sábado (16), ao meio-dia, na TV Brasil
Programa Especial – domingo (17), às 9h30, na TV Brasil

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 14/12/2017 - 15:30 e atualizado em 14/12/2017 - 15:30

Últimas

O que vem por aí