Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tartaristão

O duelo entre tradição e modernidade

A TV Que Se Faz no Mundo

No AR em 19/07/2012 - 03:00

A TV Que se Faz no Mundo

Este país é um tanto desconhecido, fica nos confins da Europa. Trata-se de uma república autônoma no seio da federação da Rússia. Com uma população dividida entre cristãos e muçulmanos, a televisão segue com empenho a filosofia pacifista adotada no país.

Zapeando a programação, pode-se encontrar uma TV com nível rico e composta por cinco canais que são complementados pelos canais moscovitas.

Ali, a voz do Senhor é dividida em duas partes: uma ortodoxa e outra muçulmana. Exemplo disso é o programa de moda do canal Efir que, toda semana, ensina suas telespectadoras como serem elegantes e muçulmanas, num esforço para conciliar modernidade e tradição. Outro do mesmo nível é o Talk show familiar do canal STS, em que um casal de apresentadores - marido e mulher, também na vida real - tenta abordar, a cada semana, temas que constrangem, mas não chocam.

Há ainda a tele-realidade à moda tártara. Um dos programas é Casamento, que acompanha um casal que se prepara para casar e ainda faz publicidade das lojas visitadas pelos pombinhos. Mas a missão essencial da TV é também preservar e fazer renascer a língua em via de extinção.

No novo canal Novyi Vek, metade dos programas é em língua tártara. Isso faz com que os camponeses sejam cada vez mais procurados para a apresentação de programas, pois falta gente que domina a língua nas grandes cidades.

Por outro lado, as novelas locais, como Amor sob encomenda e Encontre-me, são gravadas em russo e fazem o maior sucesso no horário nobre. E para atrair os jovens a voltarem a usar a língua ancestral, tem o Karaokê. Para participar do programa, é preciso decorar as letras de sucessos no idioma antigo.





Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 20/07/2011 - 13:09 e atualizado em 09/07/2012 - 14:14

Últimas

O que vem por aí