Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A TV que se faz no Nepal

Programas de investigação e até novela prendem a atenção do

A TV que se faz no Mundo 2

No AR em 12/04/2015 - 04:30

A TV nepalesa tem como característica programas de investigação policialNesta semana, o A TV que se faz no mundo mostra como é a televisão do Nepal, país asiático cuja capital é Catmandu e no qual se situa o Monte Everest, o pico mais alto da terra, com 8.848 metros, na fronteira norte com o Tibete.

O Nepal é um país pobre, situado na encosta da cordilheira do Himalaia, no centro da Ásia, entre o Tibete e a Índia. O país tem uma das maiores densidades demográficas do continente, com 184 habitantes por quilômetro quadrado e sua população é composta de 12 etnias, que convivem harmoniosamente.

Lá, existem apenas três canais de televisão. E é bem provável que, ao zapear por um deles, o telespectador caia no "Nepal's Most Wanted", um programa semanal que faz pesquisa para encontrar os maiores criminosos do país. Os episódios apresentam reconstituições de cenas de crimes, entrevistas com policiais e pedido de testemunhos, para que se localizem foragidos da lei.

Outra atração local é o programa de interrogatórios "Khula Ijlas", no qual os políticos são obrigados a dizer toda a verdade.

Nos três canais nepaleses há cada vez mais programas que falam dos problemas da juventude. Enquanto "Job, job" ajuda os jovens a encontrar um lugar no mercado de trabalho, "Katmandu" aborda assuntos ainda considerados tabus, como a droga e a sexualidade. E no reality "Got the guts?", os candidatos se fazem desafios inacreditáveis.

Num país em que a agricultura emprega 90% da mão de obra, o gosto pela telenovela também é grande. O sucesso local de público é "Kaslai Afnu Bhanu", que conta a história de Meera, uma mulher traída que procura se vingar. Quando ela entrar no ar, milhares de nepaleses não desgrudam os olhos da tela da tevê.


FERNANDO DIAZ - DIRETOR POINT DU JOUR - PRODUTOR

Criado em 25/06/2013 - 18:16 e atualizado em 25/06/2013 - 19:02

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí