Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Baden Powell ganha homenagem no Recordar é TV

Programa celebra músico com shows e entrevistas

O Recordar é TV destaca nesta terça (17), às 22h45, na TV Brasil o legado deixado pelo músico Baden Powell, um dos maiores violonistas de todos os tempos. Direto da década de 1990, o programa relembra a vida e a obra do saudoso artista que faleceu aos 63 anos em 2000.

A emissora pública resgata a performance do músico em uma produção exclusiva que combina apresentação musical com bate-papo. O bamba concedeu entrevista ao jornalista Fernando Lobo na atração "Baden muito especial", da antiga TV Educativa do Rio de Janeiro, em 1994. O material de arquivo traz o homenageado tocando suas principais canções como "Samba em Prelúdio", "Canto de Ossanha" e "Berimbau".

Na ocasião, o músico fala de sua trajetória e conta histórias de sua carreira. No conteúdo de acervo preservado pelo canal, o artista aborda suas viagens ao exterior e shows mundo afora. Ao ser perguntado sobre seu principal parceiro artístico, ele não hesita em denominar o poetinha Vinícius de Moraes.

Durante a conversa, Baden ainda apresenta para o público seus filhos o também violonista Marcel e o pianista Philippe Powell. Então adolescentes, os dois jovens já demonstravam grande talento musical. Eles tocaram sucessos como "Samba de Benção" junto com o pai na produção da TVE Rio.

O experiente músico bebeu nas fontes da música erudita, do choro, do samba e do jazz. A familiaridade com tantos estilos lhe rendeu uma sonoridade que poucos músicos conseguiram reproduzir. O toque específico de Baden Powell fez dele um dos maiores violonistas do planeta e um dos compositores mais expressivos da cena brasileira.

Embora seu nome tenha se popularizado junto com a bossa nova, a música de Baden Powell não cabia em uma única definição. Companheiro de Vinícius de Moraes em várias composições, o artista dizia que o violão era “sua metade”. Com uma técnica apuradíssima e um estilo único, ele misturou o popular com o erudito, tocou bach em forma de jazz e encantou o mundo com a melodia dos seus afro-sambas.

O nome do violonista é uma homenagem ao militar britânico Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, que criou o Movimento Escoteiro em 1910, de quem seu pai era fã.

Sobre a atração e as novas homenagens

O programa Recordar é TV leva ao telespectador conteúdos que representam momentos importantes da memória da televisão brasileira a partir de material preservado no acervo da emissora pública com os registros feitos na época da TVE do Rio de Janeiro.

Shows, programas de auditório, grandes entrevistas, matérias jornalísticas marcantes, musicais e peças de teledramaturgia serão revisitados em nova roupagem pela atração. O objetivo é tornar esses vídeos de acervo atraentes ao grande público e alvo da curiosidade daqueles que se interessam pela história das mídias como um dos expoentes da cultura nacional.

Para as próximas semanas estão previstas edições temáticas com grandes ícones da música, além de homenagens a personalidades consagradas como Dias Gomes e Paulinho da Viola, entre outros.

Serviço:
Recordar é TV - terça-feira (17), às 22h45, na TV Brasil.
Recordar é TV - sábado (21), às 18h, na TV Brasil.

Da Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6818

Ultimas

O que vem por aí