Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

TV Brasil anuncia novo programa para comemorar os 50 anos da Bossa Nova

Bossa Sempre Nova é o nome da série de 16 programas semanais que estréia no dia 13 de setembro, às 21h30, na TV Brasil. A nova série da emissora pública comemora o movimento que mudou o cenário da música brasileira, a partir da década de 1950, e mistura shows e entrevistas dos principais artistas da Bossa Nova, com imagens de arquivo da TV pública, além de depoimentos de personalidades, como do ex-ministro da Cultura, cantor e compositor Gilberto Gil; dos escritores e jornalistas Sergio Cabral e Ricardo Cravo Albim; e dos músicos Wagner Tiso e Francis Hime.

O programa inova o debate sobre o tema e apresenta A Bossa na Roda, que pontuará os programas de 54 minutos, dividido em três blocos, com a presença de especialistas em música brasileira como os jornalistas Antonio Carlos Miguel e Tárik de Souza; a socióloga da PUC do Rio de Janeiro, Santuza Cambraia Naves; o músico Maurício Maestro, além de Helena Jobim, irmã e biógrafa de Tom Jobim.

A vida e obra de João Donato é tema do primeiro Bossa Sempre Nova, que mostrará uma entrevista exclusiva com o músico e compositor, e o show gravado no Centro Cultural da Light, no Rio de Janeiro, no início do ano. Donato, considerado criador de um dos estilos mais originais de tocar piano, tocou o instrumento especialmente para o programa, além de contar vários casos da época. Para ele, que é referência em nossa música, os 50 anos do movimento musical têm um significado especial: "A Bossa Nova não foi um movimento passageiro; ela vai permanecer para todo o sempre como exemplo da música brasileira, dessas que atingiram todo o planeta" disse, na abertura do programa.

Para os próximos episódios da série, estão previstos entrevistas e shows com os músicos Marcos Valle, Carlos Lyra, Roberto Menescal e Wanda Sá, Quarteto em Cy, e Os Cariocas, entre outros simpatizantes dos clássicos do gênero.

A série Bossa Sempre Nova contará, também, com quatro programas especiais sobre Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Baden Powell e Nara Leão, os precursores da Bossa Nova, além de outros dois dedicados aos atuais bossanovistas como o compositor e violonista Yamandu Costa, as cantoras Kay Lyra e Carol Saboya, o grupo Bossa Cuca Nova, dentre outros da nova geração.

Esse ritmo brasileiro, que influenciou a música em todo o mundo e identifica a nossa cultura ainda emociona, e continua inspirando músicos brasileiros e estrangeiros. Para o músico Ricardo Vilas, diretor musical e supervisor geral do programa, "a bossa nova transcende o gênero, sendo acima de tudo uma forma de interpretar. A Bossa Nova vive", finaliza.

Ficha Técnica

Programa: Bossa Sempre Nova

Estréia: 13 de setembro, às 21h30.

Direção e finalização: Ricardo Miranda

Direção de externa: Luiz Carlos Pires

Roteiro: Beatriz Coelho Silva e Fernando Mozart

Supervisão Geral e direção musical: Ricardo Vilas

Direção de programação e conteúdo: Leopoldo Nunes




Criado em 01/09/2008 - 12:14 e atualizado em 01/09/2008 - 12:14

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí