Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Brasil Caipira recebe apresentações de moda de viola

Produção da emissora pública valoriza a tradicional música de raiz

No episódio inédito do programa Brasil Caipira, o apresentador Luiz Rocha bate um papo repleto de música com as duplas Tião Goiano & Jaguaribe, Carlos Augusto & Pantanal e Zé Geraldo & Tiãozinho. A produção vai ao ar pela TV Brasil neste sábado (9), logo após a sessão Cine Mazzaropi que exibe "O Jeca e a Freira", às 16h.

Tião Goiano & Jaguaribe formam dupla e divulgam a cultura caipira há mais de dois anos. Nascido em Ouro Verde, no interior de São Paulo, Tião Goiano é cantor profissional desde os 23 anos, quando se mudou para São Paulo e passou a conhecer o meio artístico. O também paulista Jaguaribe tem experiência desde a infância: aos 10 anos, já admirava o pai que cantava e tocava.

Carlos Augusto & Pantanal trazem toda sua experiência em um disco que está sendo finalizado. A dupla faz apresentações desde 2017, mas os dois artistas têm uma longa trajetória na música. Carlos Augusto canta desde a infância e teve sua primeira parceria aos 15 anos. Já Pantanal tocava e cantava com o irmão na infância, e antes dos 10 anos fazia dueto com o pai nas festas que frequentavam.

Zé Geraldo & Tiãozinho se conhecem desde que eram crianças, mas a dupla se formou apenas depois de adultos. Tiãozinho gostava de cantar e tocar desde a infância, já Zé Geraldo se inspirou nos pagodes de Tião Carreiro e Pardinho e aos 15 anos ensaiava os primeiros acordes na viola. Os dois mineiros agora buscam meios para conseguir gravar o primeiro álbum.

Sobre o programa

Com tradição de mais de 25 anos, o programa Brasil Caipira está na programação da TV Brasil desde 2018. O apresentador Luiz Rocha pede licença para entrar nos lares brasileiros todos os sábados, no fim da tarde, logo após o Cine Mazzaropi, que começa às 16h. A produção musical tem horário alternativo aos domingos, às 9 horas da manhã, e no sábado seguinte, às 8h30.

Em 26 episódios de 52 minutos, a temporada do Brasil Caipira produzida pela emissora pública apresenta, toda semana, três duplas representantes da cultura tradicional brasileira. Os artistas vão tocar as músicas que embalam e enriquecem as raízes do cancioneiro nacional.

Referência entre o público que admira a cultura tradicional brasileira, o Brasil Caipira tem cenário que remete ao clima do interior do país. Essa ambientação oferece aos telespectadores a sensação de que Luiz Rocha e os violeiros estão conversando e tocando na sala de suas casas.

Realizada em Brasília, essa produção da TV Brasil é direcionada especialmente para o público que gosta de música caipira. Assinam a direção Linei Lopes e Márcio Garapa que também dividem o comando de outros programas da casa, como o Antenize.

As edições semanais do Brasil Caipira vão ao ar aos sábados logo após a faixa de filmes Cine Mazzaropi. Ícone da sétima arte no país, o saudoso comediante Amácio Mazzaropi até hoje é considerado um dos maiores atores brasileiros. Com tramas simples e um humor singelo, ele utilizou da figura do "Jeca" para fazer rir em produções que se tornaram clássicos da cinematografia nacional.

O apresentador

Luiz Rocha criou e conduz o Brasil Caipira desde a sua criação, em 1992. Responsável pelos "dedos de prosa" do programa, ele conquistou um público cativo com seu carisma.

É professor, escritor, compositor, produtor, diretor, radialista e apresentador de rádio e TV. Produziu e apresentou programas para diversos canais de televisão ao longo de sua trajetória profissional.

Também já fez eventos de violeiros em todo país e é idealizador e apresentador do Encontro dos Amigos do Brasil Caipira, iniciativa que anualmente celebra o aniversário do programa.

Serviço
Brasil Caipira – sábado, dia 9/2, logo após a sessão Cine Mazzaropi, na TV Brasil
Brasil Caipira – domingo, dia 10/2, às 9h, na TV Brasil
Brasil Caipira – sábado, dia 16/2, às 8h30, na TV Brasil

Da Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6471 / (21) 2117-6239

Criado em 07/02/2019 - 15:00 e atualizado em 07/02/2019 - 15:00

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí