Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Brasilianas.org debate a configuração geopolítica pós-atentados em Paris

Especialistas analisam contexto da questão arábica e protagonismo da

Brasilianas.org

No AR em 24/11/2015 - 01:00

Homenagem às vítimas de atentados na França. Crédito Elza Fiúza/Agência Brasil.O Brasilianas.org dessa segunda-feira, dia 23/11, às 23h, discute a configuração geopolítica pós-atentados em Paris. A análise inclui a questão arábica e dos refugiados sírios, com a ascensão da Rússia como uma nova potência diplomática.

O programa propõe uma reflexão a respeito da questão arábica com a intensificação dos conflitos entre Ocidente e Oriente Médio. Em discussão, os movimentos migratórios e a intolerância. O debate ainda aborda a diáletica entre o pan-arabismo e os movimentos que deram origem a grupos extremistas.

O aumento do protagonismo da Rússia no Oriente Médio também merece atenção. Nesta semana, o país se declarou preparado para cooperar com a coalizão liderada pelos Estados Unidos contra o Estado Islâmico (EI) na Síria desde que seja respeitada a soberania das autoridades de Damasco, capital síria.

Para de bater o assunto, o apresentador Luis Nassif recebe, em São Paulo, o cientista político Pedro Costa Junior, professor de relações internacionais das Faculdades Integradas Rio Branco; e Vicente Ferraro, mestre em Ciência Política, na Escola Superior de Economia de Moscou, com graduação em Relações Internacionais na PUC-SP. De Brasília, participa o cientista político Hussein Kalout, pesquisador da Universidade Harvard, nos Estados Unidos.




Criado em 23/11/2015 - 08:29 e atualizado em 18/12/2015 - 18:48

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí