MP dos Portos

Como atrair investimentos nos terminais portu√°rios?

 

O √ļltimo ranking do F√≥rum Econ√īmico Mundial, publicado em setembro de 2012, apontou o Brasil entre os dez pa√≠ses com a pior qualidade de infraestrutura em terminais portu√°rios num conjunto de 144 na√ß√Ķes analisadas.
 
Perto de 94% do com√©rcio exterior brasileiro passa pelos portos que, na sua maioria, n√£o foram submetidos a reformas para atender √† demanda de opera√ß√£o que dobrou nos √ļltimos dez anos.
 
Para compreender os principais empecilhos existentes na organiza√ß√£o dos portos e o que √© preciso ser feito para atrair investimentos, o Brasilianas.org desta semana convida S√©rgio Aquino, da consultoria SPA (Solu√ß√Ķes Portu√°rias Aplicadas), Wagner Cardoso, Gerente Executivo de Infraestrutura da Confedera√ß√£o Nacional da Ind√ļstria (CNI) e S√©rgio Salom√£o, Presidente da Abratec (Associa√ß√£o Brasileira dos Terminais de Cont√™ineres de Uso P√ļblico). Os convidados tamb√©m ir√£o debater a Medida Provis√≥ria n¬ļ 595 (MP dos Portos), que aguarda an√°lise da comiss√£o respons√°vel na C√Ęmara dos Deputados para, em seguida, ser submetida √† vota√ß√£o dos congressistas.
 
 
 
A proposta do governo federal enfrenta resistência de autoridades políticas e de grupos empresarias, entre outras medidas,
por acabar com o Conselho de Autoridade Portuária (CAP) e reduzir a autonomia de estados e municípios sobre a gestão dos 
terminais.

 

 

 

Apresentação: Luís Nassif

Diretor: Pola Galé
 
Produtores: Aline Penna, Lilian Milena e João Paulo Caldeira
 
Pauta: Lilian Milena e João Paulo Caldeira

Programas