MP dos Portos

Como atrair investimentos nos terminais portuários?

 

O último ranking do Fórum Econômico Mundial, publicado em setembro de 2012, apontou o Brasil entre os dez países com a pior qualidade de infraestrutura em terminais portuários num conjunto de 144 nações analisadas.
 
Perto de 94% do comércio exterior brasileiro passa pelos portos que, na sua maioria, não foram submetidos a reformas para atender à demanda de operação que dobrou nos últimos dez anos.
 
Para compreender os principais empecilhos existentes na organização dos portos e o que é preciso ser feito para atrair investimentos, o Brasilianas.org desta semana convida Sérgio Aquino, da consultoria SPA (Soluções Portuárias Aplicadas), Wagner Cardoso, Gerente Executivo de Infraestrutura da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Sérgio Salomão, Presidente da Abratec (Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres de Uso Público). Os convidados também irão debater a Medida Provisória nº 595 (MP dos Portos), que aguarda análise da comissão responsável na Câmara dos Deputados para, em seguida, ser submetida à votação dos congressistas.
 
 
 
A proposta do governo federal enfrenta resistência de autoridades políticas e de grupos empresarias, entre outras medidas,
por acabar com o Conselho de Autoridade Portuária (CAP) e reduzir a autonomia de estados e municípios sobre a gestão dos 
terminais.

 

 

 

Apresentação: Luís Nassif

Diretor: Pola Galé
 
Produtores: Aline Penna, Lilian Milena e João Paulo Caldeira
 
Pauta: Lilian Milena e João Paulo Caldeira