Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Bravos! apresenta a história do fisiculturista Carlos Physique

Programa acompanha rotina de treinos que atleta concilia com trabalho

A trajetória do fisiculturista brasiliense Carlos Physique é destaque na edição inédita da série Bravos! que vai ao ar nesta quinta (16), às 23h, na TV Brasil. A produção documental busca personagens que superaram adversidades para realizar seus sonhos.

Durante o expediente como lavador de carros, ele é Carlos Alberto Souza. Já nas competições de fisiculturismo, é conhecido como Carlos Physique. Tricampeão brasiliense em sua modalidade, o atleta vive em Planaltina e, nos seus treinos diários, sonha em superar as adversidades e construir uma carreira internacional.

Além de relatos do próprio fisiculturista, o programa da TV Brasil conta com depoimentos da mãe, de amigos e colegas de trabalho, que ajudam a traçar o perfil de um atleta em franca ascensão e um amigo admirado por todos. "Espero que, ao verem o fisiculturismo, as pessoas não julguem, falando que tem muita coisa errada. Espero que elas abram suas mentes", defende.

Carlos caminha de manhã cedo, por 40 minutos, volta para casa e faz sua primeira refeição, após pesá-la meticulosamente na balança. Em seguida, segue para o trabalho, no qual aspira, lava e encera automóveis.

Depois da labuta, ainda há energia para um duro treino com sobrepeso em uma academia próxima, ao cair da noite. Assim é um dia na vida do fisiculturista Carlos Physique, capaz de aliar uma árdua rotina de treinos a diversas responsabilidades do dia a dia, como arrumar a casa — na qual vive com a mãe, Maria Luiza Sousa —, preparar suas refeições e dar conta de todos os serviços no lava a jato.

Desde cedo habituados a enfrentar desafios, Carlos e os irmãos chegaram a viver em um orfanato quando o pai saiu de casa. Levaria alguns anos até que sua mãe, empregada doméstica, tivesse condições financeiras de reunir os quatro filhos sob o mesmo teto. A partir dali, aprendeu diversos ofícios, para contribuir com a renda da família.

"Engraxei (sapato) por muitos anos. Aí fui trabalhar num restaurante. Trabalhei uns três anos, mais ou menos. Depois do restaurante, fui mexer com tapetes. E do tapete eu fui para o lava a jato", revela.

Carlos se envolveu com exercícios físicos por prazer. Depois que começou a praticar em uma academia, logo teve o potencial reconhecido pelos treinadores que o convidavam a participar de competições de fisiculturismo. "Ele tinha um ganho de hipertrofia bem melhor do que os outros, quer dizer, ele tem uma genética boa para o esporte", destaca o professor de educação física Walter Carlos de Souza.

O atleta resolveu aceitar o convite e se inscreveu no Campeonato Brasiliense de 2014, apenas para se divertir. Sagrou-se campeão. No ano seguinte, tentou de novo: primeiro lugar, novamente. Em 2016, venceu na categoria "overall", uma disputa exclusiva entre campeões. Isso lhe rendeu uma vaga na sonhada competição Arnold Classic, que também venceu, em abril deste ano.

"Ano que vem, se Deus quiser, quero fazer tudo de novo e tentar um campeonato que ainda não consegui até hoje, que é o que me falta: o Campeonato de Fisiculturismo Brasileiro", revela o campeão, ansioso.

Sobre a série

A série Bravos! da TV Brasil revela as dificuldades e as virtudes que os personagens conseguiram conciliar para a realização de seus projetos. A produção busca retratar o universo sensível, íntimo e a mudança da relação com o corpo e com o ambiente proporcionada pelo encontro com as artes e o esporte.

O vínculo de cooperação e solidariedade que se estabelece entre as diversas gerações de sonhadores-realizadores das periferias do país também é um aspecto central nas histórias apresentadas. Bravos! traz para a televisão a potência de grandes talentos e espíritos inquietos em ambientes tão desafiadores quanto criativos e cheios de humanidade.

Serviço
Bravos! – quinta-feira (16), às 23h, na TV Brasil
Bravos! – quinta (16) para sexta-feira (17), às 2h45, na TV Brasil

Ultimas

O que vem por aí