Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Bravos! apresenta a história do produtor Igor Melo

Cineasta começou no audiovisual inspirado por Cidade de Deus

Nascido e criado no conjunto habitacional Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, o jovem Igor Melo teve seu primeiro contato com cinema ao observar a filmagem das cenas do longa "Cidade de Deus", que ocorreram na própria comunidade. O trabalho dos cineastas influenciaria a vida e os interesses dos moradores locais, especialmente dos estudantes.

Mais tarde, a Central Única das Favelas (CUFA), promoveu um curso relacionado a cinema. "Foi um dos primeiros cursos de audiovisual que a comunidade teve. Lá tive meu primeiro contato com cinema, contato com operação de câmera, descobri o que era operação de vídeo. E aquilo me encantou muito: poder operar uma câmera, entender melhor como é que se faz um plano, como é que se edita um vídeo", relembra Igor.

O professor foi o cineasta Rodrigo Felha, também morador da Cidade de Deus, que havida participado do filme "Cidade de Deus" e viria a dirigir "5 x Favela - Agora por nós mesmos." A presença de Felha foi um fator a mais de motivação para os estudantes, especialmente para Igor: "Quando eu ouvia essas histórias dele (Felha), isso me inspirava muito: 'Já fui para Cannes. Fui para festival na França, EUA, e posso sobreviver no cinema, de audiovisual'."

A tradição do audiovisual na comunidade não parou aí. A Agência de Redes Para Juventude também promove oficinas e materializa ideias de projetos culturais trazidas pelos jovens.

"É uma tentativa de fazer com o que o jovem de origem popular comece sua vida na cidade como protagonista", explica o idealizador da Agência, Marcus Faustini. "Ninguém escuta as ideias e os desejos desse jovem. Nosso papel é fazer com ele seja escutado. Dar ferramentas, dar habilidades, dar redes, e ajuda a desenvolver essas ideias, qualquer ideia."

Serviço:

"Bravos!" com Igor Melo.

Quinta-feira, 30 de novembro, às 23h.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 29/11/2017 - 13:00 e atualizado em 29/11/2017 - 13:00

Últimas

O que vem por aí