Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Sócrates Santana: campeão mundial de bodyboard

O morador do Morro do Pavãozinho segue em busca de novos títulos

Bravos!

No AR em 28/09/2017 - 23:00

Com apenas 16 anos, Sócrates Santana foi o primeiro atleta negro a sagrar-se campeão mundial de bodyboard. Agora, dois anos depois, ele pretende repetir o feito, primeiro logrado na categoria junior, mas agora entre os profissionais. Nascido e criado no Morro do Pavãozinho e nas areias de Copacabana, Sócrates, ainda hoje, ajuda a família vendendo água de coco numa barraca na praia. Fenômeno desde muito jovem, ele conta com o apoio de um grupo de amigos, surfistas e moradores da comunidade, que já chegaram a promover uma rifa para que Sócrates pudesse comprar passagens aéreas para a competição.

Sócrates Santana é campeão mundial de bodyboard
Sócrates Santana é campeão mundial de bodyboard - Divulgação

Sua vida é marcada por transitar diferentes realidades: no mesmo dia em que se sagrou bicampeão mundial, Sócrates recebeu com apreensão a notícia de que um grande tiroteio anunciava uma nova guerra no Morro do Pavãozinho. Bravo por natureza, Sócrates rema contra a correnteza e sem patrocinador para surfar as mais famosas ondas do planeta, enfrentando atletas forjados em estruturas ultraprofissionais e apoiados por importantes marcas esportivas.

“ Meu pai era bom de bola e por isso tinha o apelido de Sócrates, por causa daquele jogador. Quando nasci, ele me deu esse nome “Sócrates”. Acho que ele pensou que eu seria um jogador de futebol, mas eu fui pro bodyboard. Procurei o mar ao invés dos campos!”

O episódio acompanha o atleta durante alguns dias que antecedem uma das etapas do mundial de bodyboard, flagrando sua rotina de treinos e o esforço cotidiano para superar dificuldades para brigar pelo título.

Tags:  Bravos bodyboard

Ultimas

O que vem por aí