Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A arte de retratar a história

Fotógrafos destacam a importância de registrar acontecimentos que

Caçadores da Alma

No AR em 12/03/2016 - 06:01

O fotógrafo Américo Vermelho é um dos convidados deste episódioNeste episódio, o Caçadores da Alma apresenta um pioneiro da fotografia mundial: Hercule Florence, que em Campinas descobriu a técnica da “escrita com luz”. O programa também investiga o papel de D Pedro II, um entusiasta da fotografia, que estimulou a arte no País, onde os primeiros fotógrafos do cenário nacional já demonstravam a genialidade do seu olhar.

Ainda nesta edição, os fotógrafos do século XX, que anunciam a paisagem que muda e as ruínas do que não existe mais. E a imprensa, que durante muito tempo foi beletrista, passou a acolher a imagem como linguagem ágil e mais eficiente para se driblar a censura.

Dos retratistas da cena cultural dos anos 1960 aos dias de hoje, a fotografia imortaliza o instante, enxerga os vestígios do passado e a impiedosa passagem do tempo, sempre presente para contar a sua História.

“Eu fotografei a fábrica em que trabalhei quando era criança. Eu fui tentado a fazer isto. E era uma coisa muito impressionante, porque eu não conseguia ver nas imagens que estava fazendo o vazio que estava diante dos meus olhos: eu via as pessoas trabalhando. A fábrica foi toda desmontada depois de oitenta anos de funcionamento. E tem ruínas pra tudo quanto é canto, até hoje”, conta José de Souza Martins, autor de diversos livros, como Sociologia da Fotografia e da Imagem.





Ultimas

O que vem por aí