Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A “Bela Velhice”, com Mirian Goldenberg

Sem apresentar mapas, segredos, fórmulas ou receitas, a antropóloga

Café Filosófico

No AR em 09/08/2015 - 00:30

Antropóloga Mirian Goldenberg.
Mais de 25 anos de pesquisas no Brasil fizeram com que a antropóloga Mirian Goldenberg buscasse saídas possíveis para experimentar o processo de envelhecimento de forma mais positiva e a desafiaram a reinventar o conceito de “bela velhice”. A ideia de uma a bela velhice surge do diálogo com as ideias de Simone de Beauvoir.

Goldenberg analisa o que é mais relevante no discurso dos pesquisados para pensar a construção de uma “bela velhice”: encontrar o projeto de vida, buscar o significado da existência, conquistar a liberdade, almejar a felicidade, cultivar a amizade, viver intensamente o presente, aprender a dizer não, respeitar as vontades e paixões, vencer os medos, aceitar a própria idade e dar muitas risadas.

“Somos os principais interessados em uma transformação radical dessa realidade, seja qual for a nossa idade cronológica. Cada um de nós, mesmos os muito jovens, deveria se reconhecer no velho que é hoje ou no velho que será amanhã: velho não é o outro, velho sou eu”, explica a antropóloga.

 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 29/07/2015 - 15:55 e atualizado em 29/07/2015 - 15:55

Últimas

O que vem por aí