Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tour cultural pela cidade de Hamburgo

Conheça a cidade portuária que respira arte

Camarote 21

No AR em 31/08/2017 - 23:00

Com mais de 1 milhão e 700 mil habitantes, Hamburgo é a segunda cidade mais populosa da Alemanha. Localizada junto aos rios Elba e Alster, é também um importante centro comercial e portuário na Europa. E no quesito cultura também não deixa nada a desejar. Bem no meio do porto da cidade fica o teatro "O Rei Leão", palco do famoso musical que já está em cartaz na cidade há mais de 15 anos. A cidade hanseática não é conhecida por ter sido moradia de grandes monarcas. Foi o comércio marítimo que tornou Hamburgo uma das cidades mais ricas da Alemanha.

Sobre um antigo armazém no porto da cidade foi construída a bela - e polêmica - Filarmônica do Elba. A obra assinada pela dupla de arquitetos Herzog & de Meuron envolveu 10 anos de construção e custos exorbitantes. Mas desde a abertura, em janeiro de 2017, é a queridinha da cidade e um ponto turístico praticamente obrigatório.

A crise migratória: um tema central na obra de Ai Wei Wei. O documentário "Drifting", produzido pela Deutsche Welle, mostra a busca do artista chinês por retratar o drama dos refugiados. Para chegar à Europa, eles se arriscam em longas viagens pelo Mar Mediterrâneo. As travessias arriscadas são noticiadas diariamente. Mas a tragédia tem dimensões ainda maiores do que transparece nos jornais.

Um projeto fotográfico que busca a conexão do ser humano com a natureza. Ou melhor, que nos lembra de que nós SOMOS parte dela. Essa é a ideia das artistas Rita Ikonen e Karoline iórt. No projeto "Eyes as big as plates", em português, "olhos grandes como pratos", elas integram modelos bem particulares ao meio ambiente - e de forma surpreendente. 

A jornalista Helena Coelho apresenta o Camarote.21
A jornalista Helena Coelho apresenta o Camarote.21 - divulgação/DW

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 28/08/2017 - 18:05

Últimas

O que vem por aí