Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Universo gastronômico de Berlim

Da Tailândia à Jamaica: as cozinhas do mundo na capital alemã

Camarote 21

No AR em 28/10/2017 - 22:30

Berlim é conhecida por ser uma cidade cabeça aberta, multiculti, cosmopolita. Segundo as estatísticas, pessoas de 189 países vivem na capital alemã. E isso se reflete também na hora das refeições. A oferta gastronômica da cidade não tem fronteiras. Num mesmo dia, você pode fazer uma viagem sensorial da Ásia... ao Caribe.

Troy Lopez é chefe de cozinha e Kirk Henry é gerente – juntos, eles administram o restaurante jamaicano RosaCaleta, nome dado em homenagem às avós deles. O restaurante em Kreuzberg foi aberto em 2009. O bairro é conhecido pela diversidade cultural. Mais de 100 mil habitantes da região têm raízes estrangeiras. Kreuzberg também é popular entre estudantes e artistas.

Gheimeh Bademjan é um ensopado de cordeiro da culinária persa
Gheimeh Bademjan é um ensopado de cordeiro da culinária persa - divulgação/DW

Saeed Sanatpour é o mais velho de três filhos, nascido no sul do Irã, cresceu na capital Teerã. No final dos anos 70, Saeed se muda para Berlim para estudar - mesmo período em que começa a revolução islâmica no Irã. Já durante os estudos ele começa a trabalhar na gastronomia. Em 2004, abre o próprio restaurante: o “Saray”, que em persa antigo significa "a casa onde se sente à vontade". No local, os convidados podem vivenciar um pouco da cultura persa.

Pratina Kross, é a mais velha de quatro irmãos, nasceu em 1967 no sul da Tailândia. Trinta anos depois, ela se muda para a Alemanha e se casa com um alemão. No novo país, faz um curso profissionalizante de hotelaria e, logo depois, começa a trabalhar em diferentes coisas. Até que recebe a proposta para assumir um restaurante tailandês na capital alemã, ela não pensa duas vezes e abre seu próprio restaurante em 2012, o “Dao by Meo”!

Fernando Almeida nasce em 1977 no norte de Portugal, mas cresce na capital Lisboa. Observando a mãe na cozinha é que surge a paixão pela gastronomia. Na capital portuguesa ele faz um curso de culinária e, aos 21 anos, se muda para Berlim. Depois de trabalhar em diversos restaurantes na capital alemã, Fernando abre o “Lisboa Bar” em 2010.

Enrique Serván nasceu em Lima, capital do Peru, e é o segundo mais novo de sete irmãos. Na década de 80, o Peru era alvo constante de ataques de guerrilhas e Enrique se viu sem perspectivas no país. Foi quando decidiu deixar a terra natal, partindo rumo a Berlim em 1989. Ele se matriculou em um curso de chef de cozinha e, em 2010, abriu o seu próprio restaurante. O Restaurante Serrano fica no bairro Wilmersdorf, que fazia parte da antiga Berlim ocidental. Uma região com grande variedade gastronômica. A proposta de Enrique é a culinária peruana com um toque moderno.

Em Berlim também existe uma opção brasileira, seja para os expatriados tomados pela saudade ou para quem mais quiser descobrir as maravilhas da nossa cozinha. No Atelier Culinário, quem comanda o banquete é a "brasileira alemã" Sabine Hueck.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 24/10/2017 - 17:00

Últimas

O que vem por aí