Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Camarote.21 visita o Paneum: o Museu do Pão na Áustria

Confira também conversa com o diretor do seriado alemão Babylon Berlin

Camarote 21

No AR em 21/01/2018 - 19:30

A “Berlinale”, o festival de cinema de Berlim se aproxima, e a capital alemã já está na expectativa. Os primeiros filmes já foram divulgados, assim como a liderança do júri. O presidente do corpo de jurados será o cineasta Tom Tykwer. Ele que já dirigiu sucessos como o longa "Corra Lola, corra", e o projeto mais ambicioso e caro da televisão alemã: "Babylon Berlin". O seriado sobre a Berlim dos anos 20 estreou no ano passado e contou com um orçamento de 40 milhões de euros.

Babylon Berlin retrata todos os excessos da República de Weimar: drogas, pobreza e também o glorioso estilo de vida berlinense da década de 1920.

A Berlim dos anos 20 é também a inspiração do ilustrador Robert Nippoldt. Publicado pela editora Taschen na Alemanha, o livro ilustrado "Anoitece na Berlim dos selvagens anos 20" resgata a efervescência cultural e a boemia da cidade no período entre-guerras.

Em 2012, o Ministério Público Alemão apreendeu cerca de 1500 obras de arte em um apartamento em Munique: especificamente, no apartamento de Cornelius Gurlitt, filho de um antigo comerciante de arte de Hitler. A suspeita imediata: que se tratasse da chamada "arte degenerada", obras confiscadas pelo regime nazista. O escândalo rodou mundo, ocupou as manchetes internacionais e se tornou uma prioridade do governo alemão. Para surpresa geral, no entanto, até agora, apenas seis obras foram claramente identificadas como roubadas. O andamento das investigações pode ser conferido na exposição Inventário Gurlitt, em cartaz nas cidades de Bonn, na Alemanha, e Berna, na Suíça.

Estrutura futurista na cidade de Asten, na Áustria, abriga o museu “Paneum”
Estrutura futurista na cidade de Asten, na Áustria, abriga o museu “Paneum” - divulgação/DW

O “Paneum”, na Áustria, reúne cerca de 1.200 artefatos ligados à cultura da panificação. Tudo isso, em uma construção super moderna e arrojada, projetada pelo renomado escritório de arquitetura "Coop Himmelb(l)au".

Os DJs alemães vêm se tornando cada vez mais requisitados. Nomes como Felix Jaehn, Alle Farben e Paul van Dyk vivem permanentemente na estrada, viajando de um trabalho a outro, como mostra o mais novo documentário da DW.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 18/01/2018 - 18:15

Últimas

O que vem por aí