Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça o Carnaval de Veneza

Amazônia e a arte brasileira ganham o Parlamento Europeu

Camarote 21

No AR em 20/02/2018 - 22:15

Todos os anos, duas cidades são eleitas para agitar a agenda cultural da Europa. Uma forma de promover o intercâmbio e o diálogo artístico entre os países da União Europeia. Este ano, as Capitais Europeias da Cultura são Valeta, em Malta, e Leeuwarden, na Holanda.

Pinturas cobertas de ouro exibem glamour e sensualidade. “Minha arte circunda um mistério”, teria dito Gustav Klimt sobre a própria obra. O famoso pintor do Art Nouveau austríaco, o “garoto problema” da cena artística de Viena. Em 2018, o mundo comemora o centenário de morte Gustav Klimt. Mas o artista que hoje é sucesso de público teve uma carreira controversa.

Como pintor decorativo, foi rejeitado. A sensualidade de suas obras era muito ousada para a burguesia vienense. Desencadeou escândalos com seus casos. Klimt propagava o amor livre. Se envolvia com as mulheres que pintava. Especialmente as damas da alta sociedade: ricas e, muitas delas, casadas. Como Adele Bloch-Bauer. A Adele dourada: hoje uma das pinturas mais caras do mundo. Klimt morreu em 1918 aos 55 anos de idade. Mas os quadros deixados pelo artista reluzem até hoje.

Móveis claros, simples, com preços acessíveis e nomes engraçadinhos como Billy ou Karlstad. Faz mais de 60 anos que a empresa sueca IKEA mobília lares mundo afora. O sucesso da Ikea se deve principalmente ao design simples e bem pensado. Ou seja, você tem objetos de qualidade que são simples de montar, fáceis de transportar e tudo isso por um preço absolutamente acessível.

A arte brasileira e a Amazônia estiveram em destaque no Parlamento Europeu, em Bruxelas. Ao longo de um dia, a exposição “Amazon Connection” destacou projetos artísticos ligados à floresta Amazônica. Entre eles “Symbiosis”, dedicado às populações ribeirinhas.

Não importa a idade. É praticamente impossível resistir a uma delícia dessas: churros com chocolate. No bistrô “El Colmado”, em Berlim, o doce tradicional espanhol ganhou até um pequeno festival. Clientes das mais diversas nacionalidades vieram prestigiar o “Dia do Churros”.

Camarote.21 confere o encanto do Carnaval de Veneza
Camarote.21 confere o encanto do Carnaval de Veneza - divulgação/DW

Assim começa um dos espetáculos mais charmosos do mundo: o Carnaval de Veneza. Cerca de 120 gôndolas e barcos navegam pelo canal de Cannaregio no tradicional desfile de abertura do evento. Todos os anos, a festa atrai milhares de visitantes - italianos e estrangeiros. E Veneza sabe bem como manter os visitantes animados: além de desfile e máscaras, a cidade tem outra doce tradição. Os cafés e confeitarias da cidade oferecem as famosas “frittelle”, doce típico de carnaval.

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 15/02/2018 - 12:35

Últimas

O que vem por aí