Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Edição especial visita os castelos e palácios da Alemanha

Conheça Neuschwanstein, o cartão postal da Baviera

Camarote 21

No AR em 17/07/2018 - 22:15

O Camarote.21 leva o público a alguns dos castelos e palácios mais encantadores da Alemanha. De norte a sul do país, construções de diferentes períodos históricos - cada uma com um charme bem particular. E sabe qual a diferença entre castelo e palácio? Em geral, os castelos são estruturas fortificadas. Construídos na Idade Média, eles tinham função bélica, de proteção. Já os palácios são construções suntuosas com função apenas de moradia ou representativa de um governo ou poder.

O Drachenburg ou “Castelo do Dragão” foi construído no século 19, a pedido de um nobre emergente das redondezas, o barão Stephan von Sarter. O castelo foi batizado com o nome da montanha onde foi erguido. Há séculos, acreditava-se que a colina próxima ao castelo era habitada por um dragão - motivo pelo qual ela é chamada de Drachenfels, Rocha do Dragão.

Heidelberg é um ímã de turistas: cerca de 12 milhões visitam a cidade todos os anos. A principal atração é o Castelo da cidade. Durante séculos ele foi a sede do Condado Palatino. Quando os franceses invadiram a região, no século 17, a construção foi parcialmente destruída. O local ficou em ruínas até que um conde francês resolveu salvar as estruturas. Assim, a população pode proteger as ruínas históricas. Hoje o Castelo de Heidelberg é um símbolo do romantismo alemão, tendo inspirado diversos escritores do século 19.

No lago de Schwerin, no norte da Alemanha, uma imponente construção neorrenascentista: a sede do governo estadual de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. A história do castelo de Schwerin começou há mais de mil anos, quando uma fortaleza eslava foi construída no local. Mas as formas atuais do castelo surgiram no século 19, a pedido dos grão-duques de Mecklenburgo-Schwerin. A construção pomposa era um marco de poder. 

O Palácio Wilhelmshöhe é uma das atrações da cidade de Kassel, na região central da Alemanha. Ele começou a ser construído no ano 1786. Na ala central foi construído um pórtico, uma abóbada sustentada por colunas, e uma cúpula que lembra o Panteão de Roma.

O Palácio Augustusburg fica na cidade de Brühl.  Ele começou a ser construído no ano 1725 sobre as ruínas de um velho castelo. As obras levaram mais de 40 anos, sendo finalizadas em 1769.

Em meio aos vinhedos da região do Palatinado, no sudoeste da Alemanha, está localizado o Castelo de Hambach. Com mais de 900 anos de história, ele é também um marco histórico da democracia alemã. Neste local foi hasteada - pela primeira vez na história alemã - uma bandeira em preto-vermelho-dourado. Era maio de 1832 - um protesto foi realizado durante o festival da cidade.

O Palácio Sanssouci, em Potsdam, a poucos quilômetros da capital alemã, pode não ter muita ostentação, mas é uma das grandes atrações próximas de Berlim. Residência de verão de Frederico Segundo, rei da Prússia, conhecido como Frederico, o Grande, o palácio é apenas um dos legados do monarca prussiano. 

Neuschwanstein é o castelo mais famoso da Alemanha e um dos mais visitados da Europa, conhecido também como "castelo de contos de fadas". As obras começaram em 1868 a mando do rei Ludwig II, mas a megalomania do monarca quase o levou à falência. Até 1886, ele já havia gasto o dobro do previsto. Com uma área de cerca de 6 mil metros quadrados, a construção assimétrica é formada por vários prédios individuais. A torre mais alta mede 80 metros.  Até hoje uma das principais atrações turísticas na Alemanha, o Neuschwanstein atrai quase 1 milhão e meio de turistas por ano.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 16/07/2018 - 15:40

Últimas

O que vem por aí