Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Caminhos da Reportagem analisa soluções para a violência no Rio

José Mariano Beltrame é um dos entrevistados

Às 22h de quinta-feira, o programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, traça um panorama da dura realidade que vivem os habitantes do Rio de Janeiro. A equipe de reportagem ouviu cidadãos que passaram por experiências traumáticas, moradores de áreas de risco e estudiosos, como o economista e ambientalista Sérgio Besserman, a cientista social Silvia Ramos, diretora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Candido Mendes, e a antropóloga Jaqueline Muniz. O programa ainda traz uma entrevista especial como ex-secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, que por 10 anos esteve à frente da segurança no estado.

Só este ano, mais de setenta policiais foram mortos no estado do Rio de Janeiro. De dentro da própria tropa surgem denúncias de falta de preparo e de estrutura para enfrentar o crime. E a polícia tem outro sério problema nas mãos: o descrédito frente à sociedade, gerado pela truculência e pelas constantes denúncias de corrupção. Além disso, o projeto das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) está à deriva, questionado até pela atual secretaria de segurança.

O secretário de segurança, Roberto Sá, afirmou que as UPPs falharam porque foram ousadas demais. Mas, para o delegado e ex-secretário de segurança José Beltrame, “o Estado tem que ser ousado para enfrentar algo extremamente ousado, sob pena dessas coisas um dia serem mais ousadas do que o próprio Estado."

O ex-secretário analisa saídas para a crise: "Se o Rio de Janeiro não abordar a questão das comunidades, continuar tratando as comunidades como guetos, continuar deixando-as em segundo plano, dificilmente nós vamos virar essa página de violência. Nos dez anos em que a gente esteve lá, pelo menos as pessoas tiveram esperança. 'Tem solução?' A gente demonstrou, de uma certa maneira, que sim."

Serviço:

Caminhos da Reportagem – Violência no Rio
Quinta-feira, 1o de junho, às 22h, na TV Brasil.
 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 31/05/2017 - 12:00 e atualizado em 31/05/2017 - 12:00

Últimas

O que vem por aí