Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Caminhos da Reportagem denuncia casos de racismo

Produção debate pauta a partir do embranquecido de retratos do escrito

Na véspera do Dia da Consciência Negra, nesta terça (19), às 21h30, o programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, investiga diversas situações de discriminação racial no país. A matéria especial está disponível no aplicativo EBC Play.

A discussão parte de uma campanha para substituir o retrato embranquecido do escritor Machado de Assis por outro que realce os traços de ascendência africana do maior autor brasileiro.

A reportagem mostra que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais da metade da população se identifica como preta ou parda. Esses grupos somados são os chamados negros de acordo com a classificação da entidade.

Para a professora de História da Universidade de Brasília (UnB), Ana Flávia Magalhães, o autor do clássico "Memórias Póstumas de Brás Cubas" não era um negro retinto, mas uma pessoa de antepassado africano, inegavelmente.

A produção jornalística da emissora pública entrevista pessoas que já passaram por situações em que sofreram racismo como o professor José Vicente, reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares (SP).

Apesar da fama e sucesso, o rapper e compositor Edi Rock, do Racionais MC’s também se queixa de racismo. "Quando chego num lugar mais sofisticado, diferente dos que frequento, todo mundo me olha como se perguntasse: quem é esse negro?".

A jornalista francesa e ex-consulesa Alexandra Loras se cansou de ter integrantes da elite paulistana puxando suas tranças e decidiu alisar os cabelos. Ainda vivendo no Brasil, ela enfrenta a resistência do próprio filho, loiro, em deixar que ela, uma mãe negra, o leve para escola.

O Caminhos da Reportagem também conversa com o estudante Matheus Benincasa Fernandes, de 17 anos. O jovem teve de ficar de cueca para provar a gerente de uma loja que não estava roubando peças de roupa.

Sobre o programa

Produção jornalística semanal da TV Brasil, o Caminhos da Reportagem leva o telespectador para uma viagem pelo país e pelo mundo atrás de grandes histórias, com uma visão diferente, instigante e complexa de cada um dos assuntos escolhidos.

Temas atuais e polêmicos são tratados com profundidade e seriedade pela equipe da emissora pública. Premiado, o programa é reconhecido como uma das principais atrações jornalísticas do país.

No ar às terças, às 21h30, o Caminhos da Reportagem tem horário alternativo na programação da TV Brasil nos fins de semana quando o programa é exibido aos sábados, às 21h30, e na madrugada de domingo para segunda-feira, à meia-noite.

No site http://tvbrasil.ebc.com.br/caminhosdareportagem é possível ver as edições anteriores do programa. As reportagens da atração jornalística da emissora pública também estão no aplicativo EBC Play, disponível nas versões Android e iOS, e no site http://play.ebc.com.br.

Serviço
Caminhos da Reportagem – terça-feira, dia 19/11, às 21h30, na TV Brasil
Caminhos da Reportagem – sábado, dia 23/11, às 21h30, na TV Brasil
Caminhos da Reportagem – domingo, dia 24/10, para segunda-feira, dia 25/10, à meia-noite, na TV Brasil
Caminhos da Reportagem – aplicativo EBC Play, disponível para Android, iOS e no site http://play.ebc.com.br

Da Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6471 / (21) 2117-6239

Criado em 19/11/2019 - 12:45 e atualizado em 19/11/2019 - 12:45

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí