Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Caminhos da Reportagem destaca os 50 anos do homem na Lua

Programa jornalístico da TV Brasil resgata história do feito

A corrida espacial no auge da Guerra Fria que levou o homem a chegar à Lua completa cinco décadas no próximo dia 20 de julho. O programa Caminhos da Reportagem recorda a saga que terminou com um grande salto para a humanidade nesta terça (16), às 22h30, na TV Brasil.

Para abordar o cinquentenário da viagem, a atração jornalística revisita o contexto de embate entre Estados Unidos e Rússia. Os países disputavam os avanços tecnológicos, educacionais e sociais, na tentativa de mostrar a soberania do seu modelo de sociedade.

A exploração do universo entra nesse contexto, possibilitando feitos comemorados até os dias atuais. Entre eles, a chegada ao espaço, com o russo Yuri Gagarin, autor da célebre frase "a terra é azul".

A conquista da Lua foi outro acontecimento com as missões Apollo, comandadas pelos Estados Unidos. Ao pisar em solo lunar, Neil Armstrong disse "é um pequeno passo para um homem, um salto gigante para a humanidade".

Alguns ainda duvidam dessa viagem. Outros, não têm a menor nenhuma dúvida de que aconteceu. O fato é que 50 anos depois, esse satélite natural ainda desperta emoções, fascínio e é objeto de interesse e pesquisas, nas mais diversas idades.

A jovem Sara Yasmin, de 16 anos, é bicampeã da Olimpíada Brasileira de Astronomia e sonha em pisar no satélite natural da Terra. "É uma possibilidade, é um sonho. Por enquanto eu tô focando apenas na área da astronomia, mas como eu falei, é (um sonho) realmente pisar na lua um dia", contou a estudante.

A equipe da emissora pública conversou com Marcos Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e o primeiro astronauta brasileiro a ir ao espaço. A visita ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica, o ITA, teve como objetivo discutir como essa conquista impacta na vida das pessoas. A produção jornalística mostra ainda o Telescópio do Observatório Nacional, fundado em 1827.

O presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura, enumera as possibilidades. "Vamos imaginar que, de repente, acabou-se tudo aquilo que vinha do espaço. Você acordou e não tem luz em casa. Mas, por que não tem luz? Pode ser que algum sistema de distribuição, de monitoramento do sistema elétrico, que também é baseado em satélite, falhou. Vai ver a conta no banco e fazer uma transferência. Você não vai conseguir fazer porque os sistemas do banco usam telecomunicação", especifica.

Sobre o programa

Produção jornalística semanal da TV Brasil, o Caminhos da Reportagem leva o telespectador para uma viagem pelo país e pelo mundo atrás de grandes histórias, com uma visão diferente, instigante e complexa de cada um dos assuntos escolhidos.

Temas atuais e polêmicos são tratados com profundidade e seriedade pela equipe da emissora pública. Premiado, o programa é reconhecido como uma das principais atrações jornalísticas do país.

No ar às terças, às 22h30, o Caminhos da Reportagem tem horário alternativo na programação da TV Brasil nos fins de semana quando o programa é exibido aos domingos, às 18h30.

Serviço
Caminhos da Reportagem – terça-feira, dia 16/7, às 22h30, na TV Brasil
Caminhos da Reportagem – domingo, dia 21/7, às 18h30, na TV Brasil

Da Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6471 / (21) 2117-6239

Criado em 15/07/2019 - 16:00 e atualizado em 15/07/2019 - 16:00

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí