Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Caminhos da Reportagem investiga o futebol feminino

Primeiros times não têm registro e atuais ainda são ignorados

Para refletir sobre os desafios que o futebol feminino ainda enfrenta no país, a TV Brasil exibe a matéria especial "Futebol Feminino, uma história invisível" produzida pelo programa Caminhos da Reportagem nesta terça (25), às 22h30.

A produção da emissora pública traça um panorama histórico sobre o esporte ao entrevistar jovens atletas interessadas em desenvolver seus potenciais e personalidades como as recordistas Marta e Formiga, ícones da seleção brasileira que está disputa a Copa do Mundo deste ano na França, e o coordenador de futebol feminino da CBF, Marco Aurélio Cunha.

Quando a falta de apoio não está em casa, a garota que joga futebol no Brasil enfrenta piadas na escola e nos campos, onde só os meninos dominam a bola. Escolinhas de futebol para meninas são raras.

Os salários, a divulgação, a cobertura da mídia, estão longe da realidade dos craques brasileiros. A maioria das atletas do futebol feminino se vê obrigada a dividir a dedicação ao time com outro trabalho para se manter.

Em Minas Gerais, a equipe do programa da TV Brasil conheceu as jogadoras do time de Araguari, que em 1959 – 10 meses depois jogar pelo país com pompa e circunstância –, foram proibidas de seguir na carreira, devido à lei dos anos 1940 imposta no governo de Getúlio Vargas.

"Eu me sentia ultrajada toda vez que recebia 'não' do então presidente da CBD, João Havelange, para apitar um jogo", relata Lea Campos, a primeira árbitra de futebol do Brasil e do mundo.

Ainda hoje, ultrajes não faltam na carreira de jogadoras que tentam deixar invisibilidade no campo, quase sempre sintético, onde a bola não rola do mesmo jeito que nos gramados naturais dos times masculinos.

Com roteiro e direção de Bianca Vasconcellos, essa edição do programa teve reportagens de Aline Beckstein e Eduardo Goulart de Andrade. A matéria sobre futebol feminino foi exibida originalmente pela TV Brasil em agosto de 2015.

Sobre o programa

Produção jornalística semanal da TV Brasil, o Caminhos da Reportagem leva o telespectador para uma viagem pelo país e pelo mundo atrás de grandes histórias, com uma visão diferente, instigante e complexa de cada um dos assuntos escolhidos.

Temas atuais e polêmicos são tratados com profundidade e seriedade pela equipe da emissora pública. Premiado, o programa é reconhecido como uma das principais atrações jornalísticas do país.

No ar às terças, às 22h30, o Caminhos da Reportagem tem horário alternativo na TV Brasil aos domingos, às 18h30.

Serviço
Caminhos da Reportagem – terça-feira, dia 25/6, às 22h30, na TV Brasil.
Caminhos da Reportagem – domingo, dia 30/6, às 18h30, na TV Brasil.

Da Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6471 / (21) 2117-6239

Criado em 24/06/2019 - 10:45 e atualizado em 24/06/2019 - 10:45

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí