Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Programa revê a história do hospital psiquiátrico Colônia

60 mil pessoas perderam a vida na instituição em Barbacena (MG)

Na quinta-feira, dia 6 de julho, o Caminhos da Reportagem investiga o “Colônia”, como ficou conhecido o maior hospital psiquiátrico do Brasil na primeira metade do séc. XX. Criado em 1903 em Barbacena (MG), o hospital recebeu milhares de pacientes, a maioria sem diagnóstico de doença mental. Nos enormes pavilhões do Colônia, 60 mil pessoas perderam a vida em um cenário de desrespeito aos direitos humanos.

O programa resgata o passado do Colônia e visita o local hoje, onde funciona o Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena.

A repórter Manuela Castro entrevista pessoas que estiveram no Colônia nas décadas de 1960 e 1970 e que viveram o momento de reforma psiquiátrica no Brasil, como os psiquiatras Jairo Toledo, Antônio Soares Simone e Ronaldo Simões Coelho, o cineasta Helvécio Ratton e o jornalista Hiram Firmino. Entrevista também a jornalista Daniela Arbex, que escreveu um livro sobre o Colônia, e profissionais que trabalharam ou ainda trabalham no hospital.

O Caminhos da Reportagem mostra a história de pessoas que ficaram anos internadas em hospitais psiquiátricos, mas hoje moram em residências terapêuticas, consideradas um dos símbolos da humanização no tratamento da saúde mental.

Serviço:

Caminhos da Reportagem

Quinta-feira, 6 de julho, às 22h, na TV Brasil.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 05/07/2017 - 15:00 e atualizado em 05/07/2017 - 15:00

Últimas

O que vem por aí