Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Caminhos da Reportagem visita cinco ícones da arquitetura social

Programa apresenta projetos que buscam a qualidade de vida das pessoas

“Habitação não é só moradia. Habitação é a moradia mais as redes de infraestrutura, como água, luz e esgoto, mais os equipamentos comunitários – hospital e escola, mais o acesso ao trabalho”. A definição é do professor de Arquitetura da Universidade de Brasília (UnB), Luiz Alberto Gouvêa. Arquitetura social é o tema do programa Caminhos da Reportagem, que vai ao ar quinta-feira, dia 6, às 21h45, na TV Brasil. 

A equipe de Caminhos da Reportagem visitou cinco capitais: Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte para mostrar projetos de arquitetura que buscam a melhoria na qualidade de vida das pessoas de baixa renda e que estão relacionados com o direito à cidade. 

Em Salvador, a equipe do programa visitou a região de Novos Alagados, projeto de urbanização que ficou famoso por retirar famílias das palafitas. Caminhos da Reportagem também foi ao Pelourinho, onde casarões antigos foram revitalizados para abrigar funcionários públicos. 

No Rio de Janeiro, o programa mostra o  Conjunto Residencial Prefeito Mendes de Moraes, conhecido como Pedregulho, localizado em São Cristóvão, ícone da arquitetura que foi projetado para reunir moradia e serviços em um mesmo local. O conjunto residencial foi projetado pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy, em 1947. A ideia era abrigar funcionários públicos do então Distrito Federal. 

Em Heliópolis, uma das maiores favelas de São Paulo, um conjunto habitacional projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake, permite aos moradores ver o mundo de outra forma: os apartamentos são redondos e a convivência entre os moradores é incentivada em espaços que em outros condomínios seriam destinados aos estacionamentos. E no elevado João Goulart, o chamado Minhocão, há três anos jardins verticais trazem ar puro e beleza numa área predominantemente cinzenta.

Em Brasília, primeiro conjunto urbano do século XX a ser reconhecido como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura (Unesco), em 1987,  Caminhos da Reportagem mostra o projeto de expansão e urbanização das áreas periféricas. Na capital mineira (Belo Horizonte),  o projeto “Arquitetura na Periferia” ensina técnicas de construção e manutenção para mulheres que moram em ocupações.

Serviço
Caminhos da Reportagem - quinta-feira, dia 6, às 21h45, na TV Brasil 

Da Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6471 / (21) 2117-6239

Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.

Criado em 04/12/2018 - 18:15 e atualizado em 04/12/2018 - 18:15

Ultimas

O que vem por aí