Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Um olhar para a China

Edição analisa os aspectos econômicos, políticos e culturais do país

Caminhos da Reportagem

No AR em 25/05/2017 - 22:00

O Caminhos da Reportagem está na China! Fomos até o outro lado do mundo lançar um olhar sobre o país que provoca fascínio e estranheza. Os números impressionam: são mais de um bilhão e trezentos milhões de habitantes, ocupando o terceiro maior território entre os países do mundo. A história chinesa é milenar, com, pelo menos, 4 mil anos e, já no século II antes de Cristo, a China se firmava como grande império.

Arquitetura chinesa
A arquitetura milenar chinesa impressiona, por Divulgação/TV Brasil

O programa apresenta os aspectos econômicos, políticos e culturais do país que já viveu diferentes ciclos de desenvolvimento, passando pela pobreza extrema até os dias atuais, sendo a segunda potência mundial. A atuação do partido comunista, no poder desde 1949, os ensinamentos de Confúcio e as estratégias dos chineses para construir sua supremacia mundial são alguns dos temas em discussão.

Nossa equipe visita a Muralha da China, construída durante 1.600 anos para proteção do império chinês. Hoje, é considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno.

Essa edição apresenta também o modelo de educação, que, por causa do intercâmbio de alunos e professores ocidentais, tem buscado conciliar a tradição com uma visão global. O objetivo, segundo os educadores chineses, é formar cidadãos do mundo.

Maior parceiro econômico do Brasil desde 2009, a China acolhe brasileiros que foram para o país estudar e trabalhar. Entre eles, os paraibanos Tauana e Raif, que estão no país há dois anos cursando mestrado e doutorado, respectivamente. Eles são bolsistas da Universidade de Zhejiang e destacam, entre as características da educação chinesa, a competitividade. “Tem meio que uma competiçãozinha na sala e o professor exalta muito o melhor”, conta Tauana.

A reportagem também mostra elementos da cultura chinesa, como a comida típica, a música e a medicina tradicional. Além de debater os principais desafios que o país enfrenta, como as críticas ao controle exercido pelo governo chinês, em especial o controle da informação, e a emissão de gás poluentes – o país hoje é o maior emissor de gases que colaboram com o efeito estufa. A China ainda enfrenta questões relacionadas à desigualdade social, sobretudo no campo, que abrange 47% da população.

Thauana e Raif na China
Os brasileiros Thauana e Raif estudam na China há dois anos, por Divulgação/TV Brasil

Ultimas

O que vem por aí