Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Idosos conect@dos

Reportagem discute inclusão digital com idosos e especialistas

Caminhos da Reportagem

No AR em 29/11/2018 - 21:45

Os idosos têm acompanhado o aumento do acesso à internet no Brasil e no mundo. Dos 207 milhões de brasileiros, 29,6 milhões têm mais de 60 anos. Entre 2013 e 2016, o número de brasileiros acima de 60 anos que usou a internet no mínimo uma vez na vida passou de 3 milhões para 6 milhões. Entretanto, apenas 19% das pessoas da terceira idade no país são usuárias da internet, segundo dados do IBGE e da pesquisa TIC Domicílios.

O Caminhos da Reportagem entrevistou idosos para mostrar como eles acompanharam ou não a transição da era analógica para a digital e para questionar o que a sociedade vem fazendo para permitir que eles e os jovens, os velhos de amanhã, sejam incluídos nesta vida cada vez mais tecnológica. 

Idosos aderem à tecnologia
Idosos aderem à tecnologia - Reprodução/TV Brasil

Nossa equipe conversou com especialistas e com pessoas com mais de 60 anos que aderiram à tecnologia no dia a dia, como Malu Silva, a "vovó blogueira de Brasília". Ela criou um blog para acompanhar a evolução da tecnologia e para se manter no mercado do trabalho. Conhecemos também pessoas que se incomodam com a velocidade dos artefatos tecnológicos, como Maria Leda Santos, que não possui e-mail nem gosta de redes sociais.

Malu Silva, a "vovó blogueira de Brasília"
Malu Silva, a "vovó blogueira de Brasília" - Reprodução/TV Brasil

A difusão das tecnologias, a inclusão ou a exclusão digital estão relacionadas também à questão da educação e da escolaridade. Entre as pessoas de 60 anos ou mais, a taxa de analfabetismo chega a 20,4%, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2016. 

De acordo com a pesquisadora Margô de Oliveira Karnikowski, da Universidade de Brasília, essas tecnologias não foram pensadas para que os idosos tivessem acesso a elas. A negação da velhice, nos dizeres da professora, "também se faz presente nas pessoas que desenvolvem as tecnologias”. O coordenador da pesquisa TIC Domicílios, Winston Oyadomari, completa: “Essa é uma das populações que tem o maior nível de exclusão no uso de internet hoje no Brasil. Então se quatro em cada cinco idosos não estão usando a internet, você não tem como pensar na internet universal para todos sem considerar as necessidades dessa população.”

Idosos de hoje se deparam com um mundo cada vez mais tecnológico
Idosos de hoje se deparam com um mundo cada vez mais tecnológico - Reprodução/TV Brasil

Esta reportagem foi premiada na 8ª edição do prêmio "Longevidade de Jornalismo - Bradesco 2018", na categoria mídia digital.

Ficha Técnica

Reportagem: Flávia Peixoto
Imagens: André Rodrigo Pacheco e Rogério Verçoza
Apoio às imagens: Sigmar Gonçalves
Auxílio técnico: Dailton Matos e Edivan Viana
Produção: Gracielly Bittencourt 
Edição de texto: Flávia Lima
Edição de imagem e finalização: André Eustáquio e Henrique Correa
Arte: André Maciel

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 20/04/2018 - 16:05 e atualizado em 27/04/2018 - 12:55

Últimas

O que vem por aí