Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Vale do Café: uma viagem no tempo

Episódio remonta esta época cheia de contradições

Caminhos da Reportagem

No AR em 03/05/2018 - 21:45

Este Caminhos da Reportagem volta no tempo e faz uma viagem às fazendas de café do século 19 na região do Vale do Paraíba. Foi lá que as famílias vindas de Minas Gerais por conta do declínio do ouro e comerciantes da cidade do Rio de Janeiro que queriam investir na região encontraram as condições ideais para a produção de café.

Fazenda Paraízo em Rio das Flores
Fazenda Paraízo em Rio das Flores - Divulgação

O Vale prosperou rapidamente. Na primeira metade do século, grande parte do café consumido no mundo saía das terras de Vassouras, Valença, Rio das Flores e Barra do Piraí. Era o período do Império, dos hábitos franceses e de uma elite que enriqueceu e se consolidou influenciando a política do país de forma determinante. Mas era também uma época de uso da mão de obra escrava, de maus tratos, de trabalho duro e de rebeliões como a Revolta de Vassouras. Uma época repleta de contradições.

Cafezal da Fazenda União
Cafezal da Fazenda União - Divulgação

No final do século 19, a época de ouro do café na região chegou ao fim com a abolição da escravidão e a exaustão das terras. A maioria das fazendas ficou abandonada durante décadas. Somente nos anos 1990 alguns proprietários decidem abrir as portas para o turismo. Hoje, a história da região pode ser vista por todos os cantos das cidades. Alguns resolveram apostar na volta da produção do café. Diferente dos antigos fazendeiros, os novos produtores têm como principal preocupação o cuidado com a terra, com o meio ambiente e, principalmente, com a qualidade do produto final.

Ficha Técnica
Direção e Edição de Texto: Luciana Góes
Reportagem: Alessandra Lago
Produção Executiva: Samantha Ribeiro
Edição de Texto: Eric Gusmão
Imagens: Luiz Araújo

Agradecimentos:

Confeitaria Colombo
CTAv
Fazenda Ribeirão
Fundação Casa de Rui Barbosa
Hotel Santa Amália
Imbirema Comunicação
Vila Hibisco

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 26/04/2018 - 14:20

Últimas

O que vem por aí