Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Divina festa

Conheça a origem da Festa do Divino e a dedicação dos fiéis à tradição

Caminhos da Reportagem

No AR em 21/06/2018 - 21:45

Religiosidade e tradição são marcas da Festa do Divino em Pirenópolis, pequena cidade do interior de Goiás. Na fala dos moradores, a celebração é um divisor temporal: existe o antes e o depois da festa, e a comunidade se prepara para vivê-la durante todo o ano. 

Célia Fátima de Pina mantém o Museu da Cavalhada em casa. Ela segue o trabalho da mãe, que criou o museu
Célia Fátima de Pina mantém o Museu da Cavalhada em casa. Ela segue o trabalho da mãe, que criou o museu

O Caminhos da Reportagem esteve em Pirenópolis nos dias que aconteceram a 200ª edição da Festa do Divino Espírito Santo, reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio cultural imaterial brasileiro. 

José Valdivino Lima, conhecido como Zé das Máscaras, produz as tradicionais máscaras feitas de papel para a Festa do Divino
José Valdivino Lima, conhecido como Zé das Máscaras, produz as tradicionais máscaras feitas de papel para a Festa do Divino

A tradição, mantida pelo povo pirenopolino, acontece todos os anos, 50 dias após a Páscoa. Durante os dias que antecedem a data, a cidade realiza várias manifestações religiosas e culturais, como procissões, missas, congadas, folias, tudo como preparação para a festa do Divino. No domingo de Pentecostes, ou domingo do Divino, começam as Cavalhadas, as batalhas entre mouros e cristãos encenadas em várias regiões do Brasil, quase sempre associadas às festas do Divino. 

Pelas histórias das pessoas de Pirenópolis, vamos contar a origem e a força da festa popular do Divino Espírito Santo para a cidade. 

As Pastorinhas, um auto de Natal que faz parte da programação da festa do Divino. Participar da peça é um sonho para as meninas de Pirenópolis.
As Pastorinhas, um auto de Natal que faz parte da programação da festa do Divino. Participar da peça é um sonho para as meninas de Pirenópolis. - Divulgação/TV Brasil

Ficha técnica

Reportagem: Tiago Bittencourt
Imagens: André Rodrigo Pacheco
Auxílio técnico: Jairom Rio Branco  
Produção: Ana Maria Passos e Cíntia Vargas 
Edição de texto: Ana Maria Passos e Flávia Lima
Edição de imagem e finalização: André Eustáquio e Henrique Correa

Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.

Criado em 13/06/2018 - 10:40

Ultimas

O que vem por aí