Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Agricultura da vida

Episódio aborda o cultivo de alimentos sem agrotóxicos

Caminhos da Reportagem

No AR em 01/11/2018 - 21:45

Este episódio do Caminhos da Reportagem destaca a agricultura orgânica brasileira. Vamos conhecer o trabalho dos produtores rurais que apostam cada vez mais no cultivo de alimentos sem agrotóxicos, otimizam o uso de recursos naturais e priorizam a sustentabilidade. O programa apresenta as estratégias usadas para lidar com as pragas, as técnicas capazes de melhorar a produtividade e como obter a certificação de qualidade dos produtos. 

Cláudio Jacinto, mestre em sustentabilidade, e Idalércio Barbeta, produtor de orgânicos
Cláudio Jacinto, mestre em sustentabilidade, e Idalércio Barbeta, produtor de orgânicos - Divulgação/TV Brasil

Dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) indicam que mais de 150 países têm algum tipo de produção orgânica. Na última década o segmento cresceu, em média, 800 mil hectares por ano. Atualmente a agricultura orgânica ocupa aproximadamente 50 milhões de hectares no planeta, quantidade ainda menor do que toda a produção brasileira (convencional e orgânica), que é de 75 milhões de hectares.

A trabalhadora rural Andreza Batista é uma das 46 pessoas intoxicadas numa lavoura de soja localizada entre o Distrito Federal e o estado de Goiás
A trabalhadora rural Andreza Batista é uma das 46 pessoas intoxicadas numa lavoura de soja localizada entre o Distrito Federal e o estado de Goiás - Divulgação/TV Brasil

Ao mesmo tempo em que o mercado de orgânicos cresce, também se ampliam as possibilidades de uso desses produtos. Além da alimentação, eles têm conquistado novos espaços no mercado e são cada vez mais utilizados, por exemplo, como matéria-prima para a confecção de roupas e até na produção de cosméticos totalmente naturais e biodegradáveis.

Essa edição também aborda os dois projetos de lei sobre agrotóxicos que tramitam no Congresso Nacional e mostra os riscos que vão além da contaminação da água e dos alimentos. 

Bancada de produtos orgânicos em supermercado
Bancada de produtos orgânicos em supermercado - Divulgação/TV Brasil

Ficha técnica:
Reportagem: Flavia Peixoto
Produção: Pollyane Marques
Apoio à produção: Renata Cabral (RJ)
Correspondente em Buenos Aires: Monica Yanakiew
Imagens: André Rodrigo Pacheco, Rogerio Verçoza e Sigmar Gonçalves
Apoio às imagens: Gilson Machado (RJ)
Auxílio técnico: Alexandre Souza, Edivan Viana e Dailton Matos
Apoio auxílio técnico: Yuri Freire (RJ)
Edição de texto: Suzana Guimarães
Edição de imagens e finalização: Henrique Corrêa
Arte: Pâmela Lopes

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 30/10/2018 - 11:15

Últimas

O que vem por aí