Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O poder da (des)informação

Na era da informação, por que as fake news cada vez mais ganham força?

Caminhos da Reportagem

No AR em 04/10/2018 - 21:45

Este Caminhos da Reportagem discute como as notícias falsas têm afetado a vida de muitas pessoas e também o debate público. O motorista Carlos Luiz Roberto, do Rio de Janeiro, viu sua vida se transformar após ter sua imagem associada a um crime. A moradora de Londrina (PR) Lucimara Aparecida Diniz e o médico oncologista Rafael Sato também precisaram desmentir notícias enganosas e ainda lidar com os ataques de ódio que chegaram pela internet. Bruna da Silva, mãe do estudante Marcos Vinícius, assassinado em junho a caminho da escola na Comunidade da Maré (RJ), ainda hoje tenta identificar tanto quem matou seu filho quanto quem tentou destruir a reputação dele espalhando notícias falsas.

Reportagem conversa com Bruna da Silva, mãe do estudante Marcos Vinícius, assassinado a caminho da escola
Reportagem conversa com Bruna da Silva, mãe do estudante Marcos Vinícius, assassinado a caminho da escola - Reprodução/TV Brasil

Disseminadas na velocidade de um clique, essas mensagens fabricadas estão impactando o debate público no mundo inteiro. No Brasil, episódios como a greve dos caminhoneiros, o assassinato da vereadora Marielle Franco e as campanhas de vacinação mostram o impacto desse fenômeno que os pesquisadores têm chamado de desinformação. Especialmente neste período eleitoral, muitas iniciativas estão surgindo para tentar combater a desinformação. Porém, estudiosos afirmam que algumas das propostas que visam reduzir a circulação das chamadas fake news podem trazer riscos para liberdade de expressão. O Caminhos da Reportagem apresenta esse debate e discute por que a desinformação tem ganhado força num momento em que o acesso à informação está na palma das mãos.

Boatos e fake news se disseminam pelas redes sociais
Boatos e fake news se disseminam pelas redes sociais - Reprodução/TV Brasil

 
Ficha Técnica
Reportagem: Gracielly Bittencourt
Produção: Amanda Cieglinski,  Gracielly Bittencourt, Naitê Almeida
Imagens: Rogerio Verçoza, Sigmar Gonçalves
Auxílio técnico: Dailton Matos, Edivan Viana
Edição de texto: Flávia Lima
Edição de imagem e finalização: Henrique Corrêa
Arte: Julia Costa
 

Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.

Criado em 02/10/2018 - 12:10

Ultimas

O que vem por aí