Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Autismo: um universo particular

Episódio aborda a luta por inclusão e qualidade de vida

Caminhos da Reportagem

No AR em 15/11/2018 - 21:45

Os sinais aparecem nos primeiros anos de vida. Estão no atraso da fala, nos comportamentos repetitivos, no desvio do olhar. O chamado Transtorno do Espectro Autista atinge 1% da população global, segundo a Organização Mundial de Saúde, e o número de diagnósticos está crescendo. O último relatório do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos mostrou um aumento de 15% no número de crianças autistas. Em 2016, uma a cada 68 crianças tinham o transtorno. Hoje, esse número caiu para a alarmante marca de uma a cada 59.

Marcelo e a mãe, Roberta Vasconcellos
Marcelo e a mãe, Roberta Vasconcellos - Divulgação/TV Brasil

O pequeno Marcelo tinha apenas um um ano e meio quando a funcionária pública Roberta Vasconcellos recebeu o diagnóstico do filho. A família viveu o momento difícil sem se recolher. Pesquisou sobre o assunto, procurou um tratamento multidisciplinar e partiu para a ação. “A gente já contou para a família inteira, já chegou na escola falando. Esse compartilhar com todo mundo foi muito bom para mim porque, aos poucos, eu fui conseguindo ressignificar o que seria isso na nossa vida”, revela.

Neste episódio o Caminhos da Reportagem mergulha no universo do autismo, mostrando a luta das famílias por inclusão e qualidade de vida para os pequenos que estão dentro do espectro. Da área de pesquisa vêm as maiores promessas. Nos Estados Unidos, o pesquisador Alysson Muotri estuda como tratar os sintomas da doença por meio de minicérebros criados em laboratório. As novas tecnologias também se mostram importantes aliadas. Ainda há muito a se avançar no tratamento do transtorno, descoberto apenas na década de 1940. Mas há também muitas vitórias a se  comemorar.

Caue Malcher, estudante com autismo
Caue Malcher, estudante com autismo - Divulgação/TV Brasil

Ficha técnica
Reportagem: Luciana Góes e Renata Cabral (RJ); Leandra Felipe (Atlanta, EUA); Aline Beckstein e Paula Abritta (SP)
Edição de texto: Luciana Góes e Renata Cabral
Imagens: Amâncio Ronqui, Amanda Brandão, Gilson Machado, João Victal, Marcelo Padovan, Rodolpho Rodrigues, Gilmar Vaz, Leandro de Oliveira, Jefferson Pastori, Ivan Meira
Auxílio técnico: Yuri Freire e Adaroan Barros
Produção-executiva: Samantha Ribeiro
Pesquisa: Luciana Góes, Natália Costa das Neves e Renata Cabral
Edição de imagens: André Belém, André Garzuze, Eric Gusmão, Fábio Bruno, João Santolin e Mauro Fernandes

Tags:  Autismo

Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.

Criado em 12/11/2018 - 16:30

Ultimas

O que vem por aí