Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Futebol feminino, uma história invisível

Caminhos da Reportagem

No AR em 25/06/2019 - 22:30

Em meio aos recordes de audiência e de venda de ingressos na Copa do Mundo de Futebol Feminino, na França, o Caminhos da Reportagem reprisa trechos do programa que mostra a busca das mulheres pelo reconhecimento no esporte.  

O programa entrevista a artilheira Marta, o coordenador de futebol feminino da CBF, Marco Aurélio Cunha, e visita o alojamento do time de São José dos Campos (SP), três vezes campeão da Copa Libertadores da América e primeiro time brasileiro a vencer o Mundial de Clubes Feminino.

Em 2019 Marta se tornou a maior artilheira em Copas do Mundo, com 17 gols
Em 2019 Marta se tornou a maior artilheira em Copas do Mundo, com 17 gols - Reprodução/TV Brasil

Em Minas Gerais, a nossa equipe conhece as jogadoras do time de Araguari, que em 1959 – dez meses depois de jogar pelo país com pompa e circunstância – foram proibidas de seguir na carreira devido a uma lei que havia sido imposta no governo Getúlio Vargas. “Eu me sentia ultrajada toda vez que recebia 'não' do então presidente da CBD, João Havelange, para apitar um jogo”, relata Lea Campos, a primeira árbitra de futebol do Brasil e do mundo.

Ainda hoje, ultrajes não faltam na carreira das jogadoras que tentam superar os preconceitos e  a invisibilidade no campo, quase sempre sintético, onde a bola não rola do mesmo jeito que nos gramados naturais dos times masculinos.

Assista também pelo EBC Play

Ficha técnica

Roteiro e direção: Bianca Vasconcellos
Reportagem: Aline Beckstein e Eduardo Goulart de Andrade
Produção: Aline Beckstein, Luana Ibelli e Thaís Rosa
Estagiárias de produção: Monique Amorim e Pamela Santos
Imagem: João Marcos Barbosa e Milene Nunes
Auxílio técnico: Eduardo Domingues, Ivan Meira, Maurício Aurélio e Rafael Carvalho
Edição de imagens: Jéssica Saccól e Rodger Kenzo
Apoio produção e imagens: Aline Moraes (SP), Raul Cordeiro (SP), Eduardo Viné (SP), Iara Falcão (Canadá), Sigmar Gonçalves (BSB), Edivan Viana (BSB) e Paula Abritta (BSB).

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 24/06/2019 - 10:45

Últimas

O que vem por aí