Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Projeto Rondon, uma troca de saberes

Saiba mais sobre o maior projeto de extensão universitária do país

Caminhos da Reportagem

No AR em 03/09/2019 - 22:30

Esta edição do Caminhos da Reportagem mostra a atuação de equipes no Projeto Rondon em dois estados: Acre e Piauí. Durante duas semanas, estudantes e professores de instituições de ensino superior percorreram cidades selecionadas pelo projeto e em cada localidade foram desenvolvidas atividades junto à população, sempre considerando as necessidades de cada comunidade. 

Rondonistas fazem travessia de balsa em Porto Acre (AC)
Rondonistas fazem travessia de balsa em Porto Acre (AC) - Divulgação/TV Brasil

O Projeto Rondon é o maior projeto de extensão universitária do Brasil. Começou em 1967, inspirado em Cândido Mariano Rondon, o Marechal Rondon, conhecido por sua atuação junto aos indígenas e por explorar uma parte até então desconhecida do Brasil. A iniciativa foi extinta em 1989 e voltou a acontecer em 2005, sob coordenação do Ministério da Defesa. 

Para Dênis Marcelo Carvalho, professor de Saúde Coletiva da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), o Projeto Rondon é uma paixão antiga. Prova disso está na sua atuação: este ano ele participou pela 24ª vez.

“Na maioria das instituições de ensino superior, a extensão é considerada o patinho feio. Ela não traz dinheiro, ela gasta. A pesquisa traz dinheiro, então há uma ênfase nas universidades no sentido de trabalhar com pesquisa. E extensão, que é a devolutiva para as pessoas do saber que a universidade produz, é muitas vezes relegada a um segundo plano”, afirma.

Entre os trabalhos realizados pelos integrantes do projeto estão as visitas domiciliares, palestras e oficinas. No Piauí, por exemplo, a população de Inhumas aprendeu sobre reciclagem, e professores se encantaram com os diversos usos de materiais que podem ser reaproveitados para a criação de objetos lúdicos, como fantoches. A professora Maria de Moura Ferreira conta que na oficina descobriu que é capaz de criar diferentes objetos para trabalhar com seus alunos em sala de aula. “Eu acho que todos os professores deveriam sempre motivar as crianças com reciclados”, comenta. 

Criança lê texto produzido durante atividade com rondonistas
Criança lê texto produzido durante atividade com rondonistas - Divulgação/TV Brasil

Em Bujari, no Acre, foram realizados debates e oficinas sobre violência, feminicídio, câncer e autocuidado. E os moradores de Porto Acre ficaram atentos às informações sobre desnutrição, plantas medicinais e uso de agrotóxicos. A agricultora Luzia Almeida Soares explica que aprendeu sobre o uso de plantas medicinais e, principalmente, os cuidados que se deve ter ao utilizar agrotóxicos. Jade Thaís Pereira, estudante de medicina da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), reforça que “o projeto tem esse intuito de levar um pouco do que se aprende na faculdade para essas pessoas que não têm tanto acesso à informação ou algum conhecimento científico”.

Dênis Marcelo Carvalho, professor de Saúde Coletiva da PUC-RS, participa do projeto pela 24ª vez
Dênis Marcelo Carvalho, professor de Saúde Coletiva da PUC-RS, participa do projeto pela 24ª vez - Divulgação/TV Brasil

A atuação no Projeto Rondon é voluntária e os participantes falam com emoção sobre a realidade que encontraram em cada município e também sobre a força e a importância do trabalho que realizam junto às comunidades de baixa renda. “Ser rondonista é ter brilho no olho, amor ao próximo e querer muito aprender com outras pessoas”, define João Vitor Severo, estudante de administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Moradores de assentamento rural em Porto Acre (AC) participam de oficina sobre saúde
Moradores de assentamento rural em Porto Acre (AC) participam de oficina sobre saúde - Divulgação/TV Brasil

Ficha técnica
Reportagem: Flavia Peixoto
Produção: Pollyane Marques
Imagens: Rogerio Verçoza
Auxílio técnico: Marcelo Vasconcelos
Apoio: Alexandre Souza
Edição de texto: Suzana Guimarães
Edição de imagens e finalização: André Eustáquio
Arte: Pâmela Lopes
 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Tags:  Projeto Rondon

Criado em 29/08/2019 - 15:15

Últimas

O que vem por aí