Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

80 anos de Rádio Nacional

Caminhos da Reportagem conta a história da Rádio Nacional, símbolo

Caminhos da Reportagem

No AR em 16/07/2016 - 05:00

Ainda em atividade na Nacional, o radialista Gerdau dos Santos é um dos poucos remanescentes da "era de ouro do rádio."
Na chamada época de ouro do rádio, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro  levou os melhores programas de variedades e radionovelas a ouvintes de todo o país e de parte do mundo. Pelas ondas da Nacional – então conhecida como PRE-8, seu antigo prefixo na frequência AM –, os maiores nomes da Música Popular Brasileira se consagraram. Aliás, a própria MPB deve muito à emissora, que ajudou a divulgar variados ritmos nacionais por todo o Brasil.

A radialista Daisy Lúcidi apresenta programas na Nacional até hoje. "À noite, tínhamos que trabalhar de (vestido) longo e os homens, de smoking. Você vê que tempos eram esses, né?"

Este Caminhos da Reportagam traça um panorama com o melhor da programação da Nacional, passando pelo jornalismo, esporte, música,  humor e dramaturgia. Uma história contada por nomes como o dos pesquisadores Ricardo Cravo Albin, Rodrigo Faour e Paulo Roscio, além dos professores Rose Eskenazi e Marcelo Kischinhevsky e de diversos artistas que passaram pela Rádio. As histórias deliciosas mostram a ingenuidade dos anos 40 e 50, mas  ressaltam toda a criatividade dos que ali trabalharam.

O programa conta com a participação de dois radialistas que continuam trabalhando na Nacional desde os áureos tempos da Rádio: os radialistas Gerdau dos Santos e Daysi Lúcidi.

Direção: Rafael Casé
Edição: Marcio Parente
Reportagem: Vera Barroso
Produção: Luciana Góes e Renata Cabral


 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 13/07/2016 - 16:30 e atualizado em 15/07/2016 - 15:46

Últimas

O que vem por aí