Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A Pele Negra

Como vivem os negros no Brasil miscigenado 126 anos depois da

Caminhos da Reportagem

No AR em 10/10/2014 - 01:00

Alexandre, viúvo de Cláudia – negro, pobre e favelado, ele é discriminado três vezes.O Caminhos da Reportagem exibe novamente o episódio A Pele Negra, que recebeu Menção Honrosa na categoria Documentário de TV, no 36º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.

O programa entrevista jovens de classe média e média alta, professores universitários, moradores da Rocinha e de Madureira (Rio de Janeiro) para responder à pergunta: como é ser negro no Brasil?

“Eu já namorei com um rapaz que adorava ostentar o quanto eu sambo. Só que quando eu chegava em casa ele me dizia 'você nem é tudo isso' “, diz Manoela Gonçalves, mãe e estilista. Ela está na estatística do último censo do IBGE: as mulheres negras são as que menos se casam.

Eduardo e Edgar: cabelos crespos, traços de negros e a pele clara.O documentário apresenta pessoas que têm origem africana, pele clara, cabelo crespo e muitas dúvidas na hora de se declarar negras. Certeza mesmo têm os pesquisadores da Universidade de São Carlos (UFSCar) quando o tema é violência. Os negros são as maiores vítimas da polícia militar em São Paulo, Rio e Minas. As famílias de Amarildo Dias de Souza – levado pela PM da casa dele e desaparecido até hoje – e de Cláudia Silva Ferreira – morta e arrastada pelo carro da polícia, dizem que o preconceito não está só na cor da pele.


Roteiro e direção: Bianca Vasconcellos
Reportagem: Aline Beckstein, Gustavo Minari, Luana Ibelli
Produção: Aline Beckstein, Fernanda Balsalobre, Luana Ibelli e Thaís Rosa
Imagens: Eduardo Viné, Alexandre Nascimento, Édina Girardi, Geylson Paiva e Pedro Gomes
Auxiliares: Diogo Nunes, Edgar Monteiro, Edivan do Nascimento e Wladimir Ortega
Edição de imagens: Caio Cardenuto e Fábio Montes
Sonoplastia: Priscila Resende


 

 

 

 

 

 

Criado em 07/05/2014 - 13:35 e atualizado em 03/10/2014 - 19:55

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí