Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Americanos em Natal: os estrangeiros da 2ª Guerra

A convivência com os soldados na pacata Natal de 70 anos atrás.

Caminhos da Reportagem

No AR em 04/09/2015 - 01:00


Nalva Nóbrega, pianista: "eu e minhas amigas gostávamos de puxar assunto com os americanos para praticar o inglês".Situada numa área estratégica para os militares norte-americanos abastecerem os aviões a caminho da Itália, a capital do Rio Grande do Norte foi escolhida para a instalação da base de Parnamirim. Nos três últimos anos da Segunda Guerra (1942-1945), a cidade trocou a calmaria pelo temor de bombardeios de aviões alemães, blecautes e o barulho das sirenes avisando que era hora de apagar a luz. Mas nem tudo era clima de guerra para os moradores de Natal.

O Caminhos da Reportagem fez uma visita ao passado, conheceu histórias da infância e adolescência de natalenses até hoje sensibilizados pelas memórias daquela época: os bailes regados ao som das Big Bands, a vinda de artistas de Hollywood para entreter as tropas norte-americanas, a difícil e não menos engraçada Para Antonio Pedro Tota, prof. História (PUC/SP), o melhor legado dos americanos na Segunda Guerra foi o jazz.comunicação entre os moradores que não falavam inglês e os soldados que desconheciam o português.

Roteiro: Aline Beckstein e Gustavo Minari
Reportagem: Gustavo Minari
Produção: Aline Beckstein, Luana Ibelli e Thaís Rosa
Estagiárias de produção: Monique Amorim e Pamela Santos
Imagem: Rodolpho Rodrigues
Auxílio técnico: Caio do Carmo
Videografismo: Lucas de Souza Pinto
Edição de imagens: Jéssica Saccól e Vanessa Nascimento
Direção: Bianca Vasconcellos
Apoio produção e imagens: Priscila Resende (SP), Eduardo Domingues (SP), Gabriel Penchel (RJ), João Marcos Barbosa (SP), Linei Lopes (RJ), Pablo Costa (RJ), Vera Barroso (RJ)

 

 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 26/08/2015 - 21:54 e atualizado em 04/09/2015 - 14:52

Últimas

O que vem por aí