Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Biopirataria

A riqueza medicinal da floresta e a ação dos biopiratas no Brasil

Caminhos da Reportagem

No AR em 28/12/2010 - 15:52

Os biopiratas lucram coletando irregularmente informações do patrimônio biológico brasileiro

O Caminhos da Reportagem de quinta-feira (6) foi à floresta tropical para mostrar o potencial de cura das ervas medicinais, bem como a ação dos biopiratas e pesquisadores que buscam lucrar coletando irregularmente informações do patrimônio biológico brasileiro. Nos últimos 20 anos, pelo menos, 74 patentes de produtos derivados de 41 espécies nativas do Brasil foram registradas no exterior.


Nas terras indígenas dos Wapixana, em Roraima, os repórteres Roberto Maltchik e Fábio Damasceno encontraram uma das espécies registradas no exterior pelo químico Conrad Gorinski, o Cunani, planta que se transforma numa poderosa isca usada na pesca artesanal.


A equipe do Caminhos teve acesso a arquivos, interceptados pela Polícia Federal, que mostram como agem os biopiratas. Também foi ao Amazonas conhecer a cidade de Manaquiri, que quer crescer produzindo plantas medicinais.


Finalmente, o programa encontrou o cientista brasileiro que descobriu o segredo de cura do veneno da Jararaca para ajudar milhões de pessoas que sofrem de pressão alta.


Horário: Quintas, às 22h





Criado em 28/12/2010 - 18:52 e atualizado em 13/09/2012 - 11:57

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí